ELEVADA PENETRAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS – O COMPORTAMENTO DAS FUNÇÕES DE PROTEÇÃO – R&D NESTER APRESENTA
A elevada penetração de fontes renováveis nas redes de transporte poderá ter um impacto negativo no desempenho dos sistemas de proteção destas infraestruturas, uma vez que estas proteções foram concebidas para redes alimentadas por centrais convencionais, onde são utilizados geradores síncronos. Porém, as fontes renováveis utilizam geradores com interfaces baseadas em eletrônica de potência, cujas características diferem das dos geradores síncronos. Este é o cerne do Prot4HiRES, o projeto do R&D Nester que visa identificar os potenciais problemas resultantes da introdução de fontes renováveis nas funções de proteção e, através de simulação laboratorial, determinar quais as alterações necessárias às atuais filosofias de parametrização e coordenação dessas funções. O resultado final será uma especificação detalhada de sistemas de proteção para redes de transmissão com alta penetração de fontes renováveis.
Este projeto é desenvolvido pelo R&D Nester em cooperação com a China Electric Power Research Institute (CEPRI).
Como resultado deste trabalho, a equipa do R&D Nester produziu um poster que partilha o conteúdo produzido no paper intitulado "Methodology For The Assessment Of The Behavior Of Protection Functions In Transmission Grids With High Penetration Of Renewable Sources".
Este artigo apresenta uma avaliação do impacto potencial da alta penetração de fontes de energia renováveis (RES) nas funções de proteção de linhas de transmissão. A análise realizada foi feita sobre um modelo de simulação de parte de uma rede de transmissão com parques eólicos (WFs) conectados a diversas subestações. Um modelo dinâmico foi usado para os geradores eólicos, incluindo capacidade de proteção contra falhas e contribuição de potência reativa durante falhas.
O R&D Nester apresentou este poster na última edição da conferência DPSP.
A conferência DPSP - Developments in Power System Protection International já está em sua 17ª edição. A edição deste ano foi realizada em Manchester, Reino Unido, no passado mês de março.
Esta é uma das únicas conferências dedicadas à proteção de sistemas de energia. Apresenta vozes importantes do setor, apresentações técnicas revisadas por pares, um tutorial sobre como proteger a rede em evolução, oportunidades de networking e proporcionou uma visita técnica às instalações do Laboratório de Alta Tensão e do Simulador Digital em Tempo Real.
Para mais informação: