PROJETO HEDGE-IoT (Nov/2023 - Abr/2027)
Apoiar a transformação verde e digital do ecossistema energético e aumentar a sua resiliência através do desenvolvimento e da demonstração de soluções e de plataformas AI-IoT Edge-Cloud.
O projeto HEDGE-IoT propõe uma nova estrutura digital que visa enraizar ativos de IoT em diferentes níveis do sistema energético (desde behind-the-meter até o nível do TSO), para adicionar inteligência às camadas Edge e Cloud por meio de ferramentas de IA/ML avançadas e para unir o Cloud/Edge Continuum e introduzindo aplicativos federados governados por soluções avançadas de orquestração computacional.
A arquitetura do HEDGE-IoT melhorará a capacidade de integração de fontes de energia renováveis (FERs) dos sistemas energéticos e libertará um potencial de flexibilidade anteriormente inexplorado. Aumentará a resiliência da rede, criará novas oportunidades de mercado e promoverá avanços na normalização da IoT, através da introdução e gestão de uma infinidade de serviços energéticos diversificados e interoperáveis através de plataformas e infraestruturas de dados escaláveis e altamente distribuídas.
A estrutura multidimensional do HEDGE-IoT compreende os seguintes pilares:
a) o Pilar Facilitador de
Tecnologia explorará o compartilhamento computacional descarregando
aplicativos na borda da rede, para fornecer um conjunto de aplicativos de
aprendizagem federada de IA/ML e computação em enxame;
b) o Pilar da
Interoperabilidade, que aproveita arquiteturas interoperáveis de ponta,
como as arquiteturas de espaço de dados;
c) o Pilar da Normalização
permitirá que todas as plataformas, sistemas, ferramentas e intervenientes
envolvidos comuniquem e troquem dados sem problemas em formatos normalizados,
utilizando normas amplamente utilizadas, como o SAREF, etc.;
d) o Pilar de Facilitação
do Ecossistema Energético Digital garantirá a criação de um ecossistema que
facilite a maior integração das FERs e caracterizado pela resiliência.
Serão estabelecidas ligações com iniciativas da UE para a IoT e a digitalização (por exemplo, a AIOTI) e o envolvimento das partes interessadas será assegurado através da abordagem da ética da IoT e do cultivo da confiança entre os utilizadores finais, promovendo assim a inclusão. Serão realizados estudos de escalabilidade e replicabilidade e serão estabelecidas ligações com Inovadores e PME através do mecanismo Open Call do projeto.