PROJETO FleXunity [Out/2019 - Mai/2022]
O objetivo do projeto FleXunity é implementar novos serviços para retalhistas e agregadores alavancados pela tecnologia Virtual Power Plant (VPP) com algoritmos de IA focados em minimizar o custo de energia (comprado no mercado atacadista) e otimizar o uso dos recursos distribuídos das comunidades.
A abordagem promoverá a participação ativa dos membros da comunidade, valorizando a partilha de flexibilidade e de energia, que serão apoiadas por mecanismos seguros de transação com tecnologias como blockchain para validar transações de energia. Esses serviços incluem a otimização da estrutura tarifária para que a Comunidade da Energia possa atender às necessidades do operador do sistema, agregando a flexibilidade para participar nos mercados de serviços de sistema.
Os serviços propostos serão demonstrados em dois pilotos distintos, com condições de mercado muito diferentes: mercado de energia do Reino Unido (mercado maduro e aberto ao uso da flexibilidade do lado da procura); Mercado Ibérico de energia (em transformação - abertura para usar a flexibilidade do lado da demanda).
Dada a inexistência de um quadro jurídico comum na Europa, estes demonstradores contribuirão para validar diferentes benefícios das partes interessadas nos mercados de energia abertos e fechados, o que promoverá a implementação comercial após este projeto de dois anos.
Os serviços inovadores desenvolvidos no projeto permitirão aos agregadores maximizar seus lucros e facilitarão novos modelos de negócios baseados na gestão da flexibilidade energética, introduzindo a flexibilidade como um novo ativo negociável nos seus portfólios de negócios e permitindo a partilha da economia de custos de energia com os utilizadores finais, incrementado a utilização de fontes de energia renovável e apoiando os desafios associados à segurança energética e às mudanças climáticas.
https://www.linkedin.com/company/flexunity/
Este projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, através do contrato de subvenção No 870146.