PROJETOS

‹ VOLTAR

PROJECTS

PROJETO CARBON EMISSIONS REDUCTION (SET/2024)

Instruments for Carbon Emissions reduction: a focus on Green Certificates and the Carbon Border Adjustment Mechanism


Um dos mais importantes desafios globais do nosso tempo é a mitigação das alterações climáticas. O aumento de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), provenientes sobretudo de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, a desflorestação e os processos industriais, levou a um aquecimento significativo da atmosfera terrestre. Este aquecimento está já a originar fenómenos meteorológicos mais frequentes e severos, aumento do nível do mar e perturbações nos ecossistemas e na biodiversidade. Para evitar os piores impactos das alterações climáticas, é necessário reduzir drasticamente as emissões GEE e fazer a transição para uma economia de baixo carbono.


Os certificados verdes e o Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço (CBAM) contribuem para a mitigação das alterações climáticas de uma forma dupla. Os certificados verdes visam incentivar a produção de energia renovável, enquanto que o CBAM lida com as emissões de GEE incorporadas nos bens importados, impondo um preço do carbono a estes bens para garantir um preço do carbono equivalente ao mesmo produto produzido na União Europeia.


O objetivo deste trabalho é analisar estas ferramentas e a sua relação com as Garantias de Origem e o Sistema Europeu de Comércio de Licenças de Emissão. Esta análise combinada destaca insights estratégicos, potenciais benefícios e desafios no alinhamento com o CBAM, bem como permite traçar uma perspetiva futura sobre a implementação de políticas rumo à neutralidade carbónica na Europa.


Conheça o Projeto  

PROJETO STUNNED (Nov/2024 - Abr/2028)

Apoiar a redução da procura de energia por parte dos utilizadores finais, tais como comunidades energéticas e bairros energéticos através da utilização de sistemas inteligentes de gestão de energia para a integração de fontes de energia renováveis ​​​​e gestão de ativos do lado da procura para a prestação de serviços de flexibilidade aos operadores da rede, contribuindo para a robustez do sistema energético.



O projeto STUNNED procura reduzir a procura global de energia de grupos de utilizadores finais (edifícios residenciais e industriais) agrupados em comunidades energéticas ou bairros energéticos. O STUNNED irá enfrentar este desafio através da integração de fontes de energia renováveis, veículos elétricos e integrando vários sistemas proprietários de gestão de energia (EMS), bem como do fornecimento de serviços de sistema como resposta do lado da procura (DR), redução de pontas de consumo, arbitragem de consumo, balanceamento e serviços de regulação de frequência.


Ao combinar vários edifícios residenciais e comerciais, o STUNNED espera demonstrar o potencial das comunidades energéticas em oferecer serviços de flexibilidade à rede elétrica e assim facilitar a entrada de um grande número de prosumers, consumidores e produtores nos mercados de eletricidade.


A solução sugerida será baseada no método de otimização Stackelberg Game, uma técnica matemática que consegue determinar a melhor contrapartida entre dois atores locais distintos numa configuração de três camadas: o Agregador, que representa o ator da "camada intermédia", e o grupo de edifícios e instalações industriais, que representam o ator da "camada inferior" e aproveitará a oportunidade para reduzir os seus custos e a pegada de carbono que lhes permitirá participar nos mercados de energia e flexibilidade. Três conceitos de mercado - centralizado, descentralizado e distribuído - serão abordados por três sistemas distintos que serão postos em prática e comparados.


Através de uma campanha de demonstração em três países distintos da UE (Itália, Espanha e França), será confirmada a viabilidade tecnológica, económica e regulamentar da solução sugerida. Os TSOs e DSOs estarão também envolvidos, quer diretamente, quer através dos mercados existentes. Um dos principais focos do desenvolvimento do projeto STUNNED será a replicação, o desenho do mercado e a utilização dos resultados do projeto para além da vida do mesmo (exploração). Além disso, a STUNNED criará uma solução que seja consistente com o quadro regulamentar em curso e oferecerá sugestões para melhorar e modernizar as leis relativas às comunidades energéticas.




Conheça o Projeto  

PROJETO METROLOGIA QUÂNTICA (Jun/2024 - Dez/2025)

Este projeto tem como objetivo pesquisar a tecnologia de exatidão utilizando um chip de tensão quântica, para a obtenção de uma tensão CA de referência para calibração dos dispositivos de medição da contagem. Inclui também a investigação sobre métodos de monitorização de erros de equipamentos de medição digital baseados em dados de medição de alta exatidão.

 

O R&D Nester irá instalar a Plataforma de Tensão Quântica que inclui um chip PJVS - Programmable Josephson Voltage Standard de 10 V, crio-sonda, Dewar com Hélio Líquido e uma fonte de Micro-ondas, para obter uma fonte de tensão alternada de referência.

 

A Plataforma de Medição Digital disponibilizada pelo CEPRI será instalada no R&D NESTER Lab, para avaliar o erro dos equipamentos de contagem (analógicos e digitais) a curto e longo prazo. Será desenvolvido um modelo de aprendizagem automática para prever este erro.


Conheça o Projeto  

PROJETO U2-DEMO (Set/2024 - Fev/2028)

U2Demo - Use of open-source P2P energy sharing platforms for energy DEMOcratization


O projeto U2Demo visa avançar no campo da negociação peer-to-peer (P2P) e da partilha de energia, através da introdução de estratégias de gestão inovadoras e centradas em cada utilizador, que promovam o desenvolvimento generalizado da participação dos consumidores nestes mecanismos. As estratégias propostas irão envolver consumidores ativos (também denominados prossumidores) e promover o acesso equitativo e democrático a recursos energéticos sustentáveis. Estas estratégias serão formuladas e integradas de forma harmoniosa em ferramentas e plataformas open-source que aderem a princípios de agnosticismo, interoperabilidade, escalabilidade, replicabilidade, fiabilidade, segurança e confiança.

 

As ferramentas e plataformas serão submetidas a testes rigorosos em quatro pilotos (incluindo um piloto Português em Évora), permitindo a avaliação de metodologias avançadas de negociação P2P e partilha de energia, a identificação de condições adequadas de implementação e a consolidação das soluções mais promissoras e dos correspondentes modelos de negócio. Os pilotos serão realizados em quatro Comunidades de Energia (CEs), com diferentes características e modelos de governação.

 

As ferramentas de negociação P2P e partilha de energia considerarão serviços existentes geridos pelos operadores do sistema, como mercados locais de eletricidade, mecanismos de resposta à procura (implícitos e explícitos), e contratos dinâmicos de capacidade e preço. Será proposta uma melhor coordenação com os operadores do sistema, considerando a troca de informação relacionada com os resultados da negociação P2P, bem como a partilha recíproca de fatores de utilização da rede, tanto pelos Operadores das Redes de Distribuição (DSO) como pelos Operadores de Rede de Transmissão (TSO). Além disso, algoritmos de apoio à decisão facilitarão a participação de consumidores/prossumidores nos mercados grossistas e de serviços de sistema, promovendo a negociação e colaboração entre pares e partes interessadas, para maximizar as vantagens operacionais dentro das comunidades.

 

Todas as trocas de informação, ofertas, contratos e coordenação desenvolvidas nas ferramentas de negociação P2P e partilha de energia estarão em conformidade com os standards existentes (bem como com aqueles em desenvolvimento) e serão executadas utilizando tecnologias de blockchain. Esta abordagem garante a confiança e a rastreabilidade de todas as ações realizadas no âmbito da negociação P2P, algo fundamental para promover o envolvimento dos consumidores.

 

Finalmente, considerações de equidade social serão integradas no mecanismo P2P, com o objetivo principal de mitigar a pobreza energética e democratizar o acesso a recursos energéticos sustentáveis. Esta abordagem multifacetada abrange inovação tecnológica, alinhamento regulatório e um compromisso com a igualdade social, culminando numa estratégia holística que tem o maior impacto quando a negociação P2P é gerida em CEs.


Conheça o Projeto  

PROJETO ECLIPSE (Set/2024 - Ago/2026)

Implementação e demonstração do Enquadramento Europeu de Referência (Common European Reference Framework - CERF) das aplicações para consumidores finais de energia na UE.


As soluções de tecnologia digital para a monitorização de energia têm um enorme potencial para aumentar a eficiência energética e promover o load shifting, evitando desequilíbrios na rede e consequentes cortes seletivos de energia. Hoje em dia, existem várias aplicações e plataformas para consumidores finais que permitem um maior controlo da sua utilização da energia, fornecendo aos utilizadores informações sobre as alterações necessárias nos hábitos e estratégias que podem ser efetuadas, de forma voluntária, para reduzirem o seu consumo de energia e aumentarem a flexibilidade e estabilidade da rede.


O objetivo do projeto ECLIPSE é a implementação e demonstração do Enquadramento Europeu de Referência (Common European Reference Framework - CERF) das aplicações para consumidores finais de energia na UE, permitindo ações voluntárias de reduções de consumo e load shifting, com base em recomendações, estratégias e incentivos, promovendo um comportamento sustentável de consumo de energia e a capacitação e responsabilização dos consumidores finais.


O projeto ECLIPSE definirá um conjunto de regras e condições para o desenvolvimento de novas aplicações para consumidores de energia e para melhorar as aplicações atualmente existentes. Tais aplicações fornecerão aos consumidores finais informações simples, úteis e user-friendly relativamente às poupanças energéticas e benefícios adicionais (tais como a redução da pegada de carbono e outros incentivos financeiros e sociais), e ao mesmo tempo reforçando a estabilidade e resiliência das redes elétricas, através da flexibilidade do consumo (através do carregamento inteligente dos veículos elétricos, load shifting de cargas relativas ao aquecimento, autoconsumo, etc.).

As soluções do projeto serão implementadas e demonstradas em 16 países membros da UE, podendo potencialmente ser reproduzidas em toda e União Europeia, garantindo a interoperabilidade com sistemas de terceiros e respeitando o atual quadro regulamentar e quaisquer ofertas de aplicações concorrentes existentes.

Conheça o Projeto  

PROJETO TWIN-EU (Jan/2024 - Dez/2026)

A atual situação internacional torna o processo de transição energética mais crítico do que nunca para a Europa. Trata-se de um requisito fundamental para aumentar a penetração das energias renováveis, visando simultaneamente tornar as infraestruturas mais resilientes e eficazes em termos de custos. Neste contexto, os digital twins (DT) constituem um ativo fundamental para facilitar todos os aspetos da coordenação empresarial e operacional dos operadores de sistema e dos agentes no mercado.


É de importância fundamental iniciar agora um processo de acordo a nível europeu para não desenvolver instâncias isoladas, mas um ecossistema federado de soluções DT. Cada operador deve poder tomar as suas próprias decisões de execução, preservando e apoiando simultaneamente a interoperabilidade e o intercâmbio com o restante ecossistema. É exatamente esta a visão do consórcio TwinEU: permitir que as novas tecnologias promovam um conceito avançado de DT, determinando simultaneamente as condições de interoperabilidade, troca de dados e conectividade de modelos através de interfaces padrão e APIs abertas para atores externos.


O DT previsto construirá o núcleo do intercâmbio de dados europeu apoiado por interfaces para o data space de energia em desenvolvimento. A modelização apoiada por ferramentas de IA e capaz de explorar a infraestrutura de computação de alto desempenho proporcionará uma capacidade sem precedentes para observar, testar e ativar uma réplica digital pan-europeia da infraestrutura energética europeia. Neste processo, é crucial chegar a um consenso. Por conseguinte, o consórcio reúne um número sem precedentes de intervenientes empenhados em alcançar este objetivo comum.


Os conceitos desenvolvidos pelo TwinEU envolvem mais de 15 países europeus diferentes, com uma cobertura contínua do mapa continental. As demonstrações abrangerão os principais intervenientes a todos os níveis, desde a transmissão à distribuição e aos operadores de mercado, ao mesmo tempo que testarão a troca coordenada de dados entre áreas. O consórcio inclui também intervenientes relevantes da indústria, instituições de investigação e associações com um sólido historial no desenvolvimento de soluções inovadoras para a Europa.


https://twineu.net/


Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia pelo contrato No 101136119.

Conheça o Projeto  

PROJETO HEDGE-IoT (Nov/2023 - Abr/2027)

Apoiar a transformação verde e digital do ecossistema energético e aumentar a sua resiliência através do desenvolvimento e da demonstração de soluções e de plataformas AI-IoT Edge-Cloud.


O projeto HEDGE-IoT propõe uma nova estrutura digital que visa enraizar ativos de IoT em diferentes níveis do sistema energético (desde behind-the-meter até o nível do TSO), para adicionar inteligência às camadas Edge e Cloud por meio de ferramentas de IA/ML avançadas e para unir o Cloud/Edge Continuum e introduzindo aplicativos federados governados por soluções avançadas de orquestração computacional. 


A arquitetura do HEDGE-IoT melhorará a capacidade de integração de fontes de energia renováveis (FERs) dos sistemas energéticos e libertará um potencial de flexibilidade anteriormente inexplorado. Aumentará a resiliência da rede, criará novas oportunidades de mercado e promoverá avanços na normalização da IoT, através da introdução e gestão de uma infinidade de serviços energéticos diversificados e interoperáveis através de plataformas e infraestruturas de dados escaláveis e altamente distribuídas.


A estrutura multidimensional do HEDGE-IoT compreende os seguintes pilares:

a) o Pilar Facilitador de Tecnologia explorará o compartilhamento computacional descarregando aplicativos na borda da rede, para fornecer um conjunto de aplicativos de aprendizagem federada de IA/ML e computação em enxame;

b) o Pilar da Interoperabilidade, que aproveita arquiteturas interoperáveis de ponta, como as arquiteturas de espaço de dados;

c) o Pilar da Normalização permitirá que todas as plataformas, sistemas, ferramentas e intervenientes envolvidos comuniquem e troquem dados sem problemas em formatos normalizados, utilizando normas amplamente utilizadas, como o SAREF, etc.;

d) o Pilar de Facilitação do Ecossistema Energético Digital garantirá a criação de um ecossistema que facilite a maior integração das FERs e caracterizado pela resiliência.


Serão estabelecidas ligações com iniciativas da UE para a IoT e a digitalização (por exemplo, a AIOTI) e o envolvimento das partes interessadas será assegurado através da abordagem da ética da IoT e do cultivo da confiança entre os utilizadores finais, promovendo assim a inclusão. Serão realizados estudos de escalabilidade e replicabilidade e serão estabelecidas ligações com Inovadores e PME através do mecanismo Open Call do projeto.

HEDGE-IOT Project website

Conheça o Projeto  

PROJETO Grid4Energy (Out/2023 - Jun/2024)

O projeto Grid4Energy pretende desenvolver um conhecimento mais aprofundado da capacidade de receção disponível na RNT, nomeadamente para a receção de nova geração com base em fontes de energia renovável, como seja eólica ou solar, tendo em consideração as capacidades já atribuídas em leilão recentemente. 


O projeto pretende analisar o estado atual e a evolução do desenvolvimento da RNT, assim como das licenças já atribuídas a nova geração renovável , tendo em conta os critérios e cenários considerados pelo operador da rede de transporte nos seus mais recentes Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Transporte de Eletricidade (PDIRT-e), no Relatório de Monitorização da Segurança de Abastecimento (RMSA) e no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) explorando o potencial de capacidade de ligação disponível para novas ligações para o horizonte 2025.


Este estudo é feito tendo em consideração a evolução expectável da RNT, tendo sempre em vista os mais recentes PDIRT-e, RMSA e PNEC, assim como outra informação tornada pública pelo governo. Partindo de um modelo desenvolvido para a RNT 2025, proceder-se-á à elaboração de um estudo sobre a evolução da RNT para o horizonte 2030, com base nos cenários definidos no PDIRT/RMSA e análise de oportunidades futuras de capacidade de receção da RNT.

Conheça o Projeto  

PROJETO WeForming (Out/2023 - Set/2026)

O projeto WeForming está na vanguarda da transformação da gestão energética em edifícios, focando-se na integração plena dos edifícios no seu ecossistema energético. Através de soluções inovadoras, este projeto da UE debruça-se sobre operação, gestão e manutenção digitais, eficientes e interativas da energia para edifícios ‘formadores' de redes inteligentes (iGFBs).


WeForming, um acrônimo para Edifícios como formadores eficientes e interoperáveis de ecossistemas de energia verde, prevê uma abordagem revolucionária para a gestão de energia, na qual os edifícios sejam atores estratégicos no apoio e na formação das redes de energia do futuro. No centro da proposta de valor do projecto WeForming estão os iGFBs, participando ativamente num ecossistema energético interoperável, incluindo redes e mercados de energia. Estes edifícios inovadores são projetados para integrar diversas fontes de energia, como energia elétrica, térmica, mecânica e química. O principal objetivo é otimizar a eficiência e a autossuficiência, priorizando o bem-estar dos ocupantes, aumentando o conforto, a comodidade e a segurança.


A missão final do WeForming é estabelecer iGFBs como elementos integrais na formação de um ecossistema energético seguro, resiliente e livre de carbono. Ao longo dos próximos três anos, o projeto financiado pela UE irá desenvolver e demonstrar uma nova geração de iGFBs que aproveitam tecnologias avançadas e processamento de energia inteligente para inovar o uso de energia dos edifícios, envolvendo todos os participantes na cadeia de valor (consumidores, agregadores, operadores do sistema, etc.) num espaço digital comum. Esta abordagem levará a um aumento dos fluxos de informação multidirecional, com a criação de novas plataformas digitais e estratégias operacionais. A inteligência artificial e o machine learning serão fundamentais para o desenvolvimento do WeForming, garantindo automação e interatividade.


Uma abordagem multidisciplinary:


A metodologia e soluções digitais da WeForming serão implementadas e validadas em seis demonstradores em seis países distintos. Estes use cases englobarão diferentes sistemas, tipos de edifícios, necessidades do consumidor, condições económicas e climáticas, proporcionando uma avaliação abrangente e adaptabilidade em diferentes cenários:


  • Luxemburgo - Demontrador 1: Um bairro multienergético interativo com uma grande frota de veículos elétricos.
  • Portugal (Palácio do Gelo, Viseu) - Demontrador 2: Um grande Centro Comercial com geração interna e sistemas de armazenamento de energia.
  • Croácia - Demontrador 3: Bairros renováveis de suporte à rede elétrica numa Ilha turística com grande variação sazonal na procura de energia.
  • Bélgica - Demontrador 4: Um bairro residencial interativo com capacidades bidirecionais de conversão de energia em calor e armazenamento térmico.
  • Espanha - Demontrador 5: Comunidade rural de energia renovável de suporte à rede elétrica.
  • Alemanha - Demontrador 6: Bairro inteligente multissetorial impulsionado pelo mercado de energia.


Composto por 30 parceiros de 10 países, o projeto WeForming aborda os desafios de aprimorar a interoperabilidade entre vetores energéticos, criar novos papéis e modelos de negócios para edifícios nos mercados de energia, intensificar a interação física dos edifícios com as redes de energia e promover a conscientização e aceitação dos iGFBs.


O projeto WeForming é uma ação de inovação financiada pela União Europeia através do Programa Horizonte Europa.


Para mais informação:

WeForming Project website

WeForming LinkedIn page

WeForming project Twitter page

Conheça o projeto  

PROJETO Aggregation (Nov/2022 - Dez/2024)

O projeto tem como objetivo caracterizar a agregação de recursos energéticos distribuídos, desenvolver o terminal de agregação de recursos flexíveis distribuídos, e construir uma aplicação da agregação de recursos energéticos distribuídos no mercado Europeu, através do desenvolvimento de modelos e módulos para simulação com hardware-in-the-loop em cadeia fechada, por forma a validar as funções da tecnologia desenvolvida.


Conheça o projeto  

PROJETO V2Grid (Nov/2022 - Dez/2024)

O projeto V2Grid tem como objetivo estudar o impacto dos veículos elétricos, nomeadamente através da sua capacidade para interagir com outros elementos do sistema elétrico, V2X (Vehicle-to-X), com vista à sua utilização na integração de fontes de energia renováveis (FERs) atráves da participação em ambientes de mercado adaptados a este tipo de serviços.


O projeto visa estudar o comportamento dos veículos elétricos e definir modelos de mercado e de negócio (ex.: serviços de sistema) que permitam valorizar a flexibilidade existente neste tipo de ativos.


Conheça o Projeto  

PROJETO PRR – Next Generation Storage (Nov/2022 - Dez/2025)

O projeto NGS contribui para o desenvolvimento do sector das baterias em Portugal através da melhoria das capacidades nacionais em 5 pilares:


I. Refinação e valorização

II. Produção de componentes e células

III. Assemblagem dos packs

IV. Integração e aplicação

V. Reciclagem e reutilização


O contributo do R&D Nester foca-se no pilar IV. Integração e aplicação, nomeadamente abordando a integração no sistema e no mercado do armazenamento distribuído na atividade "Armazenamento distribuído otimizado para comunidades energéticas". Esta atividade tem os seguintes objetivos específicos:


1. Desenvolvimento e validação em condições reais da integração de baterias distribuídas em comunidades de energia e no sistema energético nacional;

2. Gestão do armazenamento distribuído por uma plataforma de gestão centralizada seguindo o principio de um Virtual Power Plant (VPP);

3. Fortalecimento da posição dos parceiros nos setores do armazenamento de energia e das comunidades energéticas, não só no mercado Português, onde já ocupam uma posição diferenciada, mas noutros mercados, tais como Espanha, Estados Unidos, ou Brasil.


Para mais informação: https://newgenstorage.pt/



Conheça o projeto  

PROJETO SYNERGY – INTERCAST (Jul/2022 - Mar/2023)

De modo a avançar com a implementação de serviços energéticos inovadores e inteligentes, o projecto SYNERGY estabeleceu uma arquitetura e uma implementação de referência escalonável e inovadora para uma Plataforma de Big Data de Energia e para um Mercado de Analíticas de IA, acompanhada por aplicações possibilitadas por big data para domínios específicos dos stakeholders da totalidade da cadeia de valor de eletricidade (tudo isto junto constituindo a estrutura de Energia-como-Serviço (EaaS em inglês) possibilitada por Big Data do SYNERGY).

O INTERCAST é uma resposta a uma Open Call do projecto SYNERGY e tem como objectivo providenciar uma solução técnica para a previsão a curto-prazo (escala de 24h) de fluxos de energia nos interfaces ao longo da cadeia de entrega de eletricidade. Isto é particularmente relevante para subestações que formam os interfaces entre TSO, DSO e Consumidores.

O aumento de geração através de RES e de consumidores activos e produtores-consumidores ligados a redes de distribuição podem ter impactos significativos nos fluxos energéticos a diferentes níveis (TSO, DSO e Consumidor), resultando em possíveis inversões de fluxo.

Neste contexto, departamentos operacionais têm de possuir ferramentas adequadas e precisas que permitam prever não só a carga a nível do sistema, como também ao nível nodal, incluindo fluxos inversos. O projecto INTERCAST tem como objectivo desenvolver tal ferramenta e validá-la com dados operacionais, tanto do projecto SYNERGY como também de datasets internos. Esta solução contempla a cadeia de valor inteira, desde o ponto do TSO até ao ponto de consumo.


https://synergyh2020.eu/

Conheça o Projeto  

PROJETO ENERSHARE (Jul/2022 - Jun/2025)

Financiado pelo programa Horizonte Europa, o projecto ENERSHARE é formado por um consórcio de 29 parceiros de toda a União Europeia. 


A visão do ENERSHARE assenta no desenvolvimento e demonstração de um European Common Energy Data Space para a implementação de serviços de intra-energia (electricidade, gás e outros) e de outros sectores além do energético. 


Estes serviços pretendem-se interoperáveis e confiáveis, com a criação de um ecossistema privado para os possíveis participantes/stakeholders, como consumidores, agentes de negócio (de energia ou não) e operadores regulados, capaz de permitir a estes aceder, partilhar e reutilizar os dados disponíveis através de contratos/acordos voluntários e/ou obrigações legais (se a tipologia da sua operação o exigir), incluindo: (a) grandes fontes de dados actualmente fragmentados e dispersos, (b) serviços de baseados em dados para toda a cadeira de distribuição (áreas da energia e não-energia) e Digital Twins para várias finalidades. 


O ENERSHARE irá alavancar-se, incorporar e adaptar-se ao sector energia através do paradigma de sistemas de Data Commons (i.e., Data Spaces, Data Pools), capaz de co-localizar infraestruturas de armazenamento, dados e computação com serviços e ferramentas comuns para análise e partilha de dados/serviços para um recurso partilhável e interoperável.


O projeto conta com a demonstração em pilotos de 7 países, com 11 use-cases para intra-electricidade, intra-energia e beyond-energy.


A participação do R&D Nester irá assentar-se maioritariamente em:

  • Liderança do WP7 para o desenvolvimento de modelos de Governance e Negócio para o Energy Data Space;
  • Liderança da tarefa 9.2 para a gestão da demonstração dos pilotos de intra-electricidade, nomeadamente em Espanha (Piloto 1), Portugal (Piloto 2), Itália (Piloto 5) e Finlândia (Piloto 6)
  • Liderança do Use-Case A do piloto português, para a demonstração do valor da partilha de dados no Energy Data Space, particularmente alinhado com a visão dos Operadores das Redes de Transporte, e tirando partido do volume de dados behind-the-meter de clientes finais disponíveis no "Living Lab", da Smart Energy Lab (Lisboa).


https://enershare.eu/

Conheça o Projeto  

PROJETO GREENPORT (Nov/2021 - Dez/2023)

The main goal of the project is to research in the scope of the electrification of ships in the Ports and all technical aspects that this operation involves. The study involves the load operation characteristics of multiple scenarios and multiple types of ships considering the satisfaction of charging demand as well as the development of a shore power pile energy router topology and its control strategy for new energy access to port shore power.

The project aims to research the centralized monitoring, data sharing and interactive services of port-shore circuits and propose a software platform design for coordinated and stable operation of multi-energy energy supply. It is also aimed to study the main influencing factors of port shore-to-power operating costs based on the analysis of the difference between China-Europe port's shore-to-shore power operating modes and to study green Port shore power operation economic benefit evaluation method and multi-objective comprehensive evaluation index system.

Conheça o Projeto  

PROJECTO Prot4HiRES (Nov/2021 - Out/2023)

A elevada proliferação de fontes renováveis nas redes de transporte de energia poderá vir a ter um impacto negativo no despenho nos sistemas de proteção destas infraestruturas, pois estes foram concebidos para redes alimentadas por centrais convencionais, onde são utilizados geradores síncronos.

No entanto, as fontes renováveis utilizam geradores com interfaces baseados em eletrónica de potência, cujas características diferem das dos geradores síncronos.

Este projeto pretende identificar quais os potenciais problemas resultantes da introdução de fontes renováveis nas várias funções de proteção e, através de simulação laboratorial, determinar quais as alterações necessárias às atuais filosofias de parametrização e coordenação dessas funções.

O resultado fina consistirá numa especificação detalhada para os sistemas de proteção para redes de transmissão com elevada proliferação de fontes renováveis.

Conheça o Projeto  

PROJECTO FEVER “EV STORAGE” [Out/2021 – Out/2023]

A proliferação de veículos elétricos (EVs) em Portugal e na Europa tem vindo a aumentar nos últimos anos. Particularmente, as redes de distribuição estão a ser confrontadas com vários desafios desde a integração de veículos elétricos (EVs), à coordenação de fontes de energia renovável distribuída (RES), bem como o impacto das estações de carregamento rápido de veículos elétricos (EVCS) emergentes e operação dos sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias (BESS).

As atividades consideradas neste projeto serão focadas na investigação de temas relevantes que tenham impacto direto na superação dos desafios que as redes de distribuição enfrentam. Os tópicos de investigação incluirão a tendência de desenvolvimento da infraestrutura de carregamento de EVs, recursos de energia renovável distribuídos, estações de carregamento de EV, do ponto de vista da rede de distribuição. Este projeto também levará em consideração as políticas e regulamentos para veículos elétricos, incluindo a interação entre EV e o sistema de energia (V2G ou V4ES). Além disso, essas atividades de pesquisa abordarão desafios para o planeamento e operação de EVs, RES, EVCS e BESS da perspetiva da rede distribuição.

Conheça o projeto  

PROJETO RESUCIDEMO [Jan/2021 – Set/2022]

Com base no projeto RESUCI, o RESUCIDEMO é um projeto-piloto para demonstrar a aplicação dos serviços RESUCI baseados em satélite no apoio à gestão de infraestruturas críticas para torna-las mais resilientes e sustentáveis.


Desde a conceção do projeto RESUCI, a REN - operador Português do sistema de transporte de eletricidade e gás, é uma parte interessada e apoio o desenvolvimento dos serviços do ponto de vista do utilizador.


Os pilotos irão alavancar o envolvimento da REN e do ICNF para demonstrar a aplicação nas suas infraestruturas e a entrega através da integração nos sistemas dos utilizadores finais dos seguintes serviços:


  • Serviço 1 - Monitorização das servidões para deteção de obstáculos e atividades: Este serviço fornece uma caracterização remota, regular e atualizada do uso do solo na servidão para avaliação de risco. No setor da energia, este serviço suporta o sistema de apoio à decisão para categorização dos riscos da infraestrutura crítica.

  • Serviço 2 - Gestão e controlo das operações de manutenção da faixa de combustível: Este serviço fornece controlo remoto e automático das atividades de gestão de combustível, acrescentando evidência visual. No setor da energia, este serviço suporta o sistema de apoio à decisão para planeamento e controlo das operações de gestão de combustível.


O projeto RESUCIDEMO é co-financiado pela AEE - Agência Espacial Europeia.

https://business.esa.int/projects/resuci-demo


Conheça o projeto  

PROJETO BD4NRG [Jan/2021 – Dez/2023]

A crescente necessidade de trocas de informação na operação de redes de energia elétrica está a revelar uma enorme oportunidade para o desenvolvimento de algoritmia para apoio à decisão com base em tecnologias Big Data & IA.


Nesse sentido, o projeto BD4NRG, que envolve 35 parceiros de 12 países, propõe-se de forma resumida:


  • Desenvolver uma arquitetura de referência que permitirá a troca de dados B2B multi-party, proporcionando simultaneamente a total interoperabilidade das tecnologias de big data;
  • Providenciar uma modular big data analytic toolbox onde informação possa ser extraída para suportar diferentes processos em diferentes áreas;
  • Fornecer análises de big data baseadas em IA em 13 pilotos de grande escala, implantados por diferentes stakeholders em energia (por exemplo, Operadores de Rede de Transporte e Distribuição, agregadores, comunidades de energia locais, ESCOs, etc.), abrangendo a totalidade da cadeia de valor do setor elétrico.


O R&D Nester, juntamente com a REN, desenvolverão soluções "proof-of-concept" envolvendo dois ativos que são fundamentais para o desempenho dos sistemas de energia (linhas e disjuntores). O trabalho a desenvolver terá como objetivo principal:


  • Contribuir para uma manutenção baseada no estado dos disjuntores tendo em conta as diferentes condições operacionais em que estes operam;

  • Gerar um plano de manutenção semi-automático para linhas aéreas a partir de dados de inspeção.


Site do Projeto: https://www.bd4nrg.eu/

Página do Projeto no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bd4nrg/


Este projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, através do contrato de subvenção nº 872613.

Conheça o Projeto  

PROJETO I-NERGY [Jan/2021 – Dez/2023]

A disseminação de IA no setor de energia deverá impactar de forma relevante a cadeia de valor do sector energético nos próximos anos, melhorando o desempenho dos processos de negócios, ao mesmo tempo que aumenta a sustentabilidade ambiental.


O projeto I-NERGY tem como objetivo implementar e demonstrar aplicações inovadoras baseadas em IA (AI-as-a-Service (AIaaS)) e desenvolvimento de digital twins que serão validados ao longo de 9 pilotos, que focam: (i) a gestão de ativos de rede, (ii) processos que promovem maior eficiência e confiabilidade da operação de redes elétricas, (iii) sistemas que otimizam e promovem o envolvimento das comunidades locais e virtuais de energia em mercados de flexibilidade.


O I-NERGY envolve 17 parceiros de 10 países e produzirá em suma:


  • novos serviços baseados em IA (AI-based) totalmente interoperáveis com os requisitos de serviços da plataforma de serviços Europeia AI4EU;
  • uma estrutura modular aberta para apoiar a AI-on-Demand no setor de energia, capitalizando a IA de última geração, IoT, semântica, ferramentas de análise e que asseguram a preservação regulamentar do tratamento de dados interoperáveis.

O R&D Nester participa no desenvolvimento de dois use cases que abordam os seguintes tópicos:


  • Gestão de ativos e manutenção preditiva com foco específico nos disjuntores;
  • Previsão de carga no horizonte do planeamento operacional.


Site do Projeto: https://i-nergy.eu/

Página do Projeto no LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/i-nergy-h2020/about/


Este projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, através do contrato de subvenção nº 101016508. 

Conheça o Projeto  

PROJETO MarCo [Nov/2020 - Jul/2022]

Este projeto estuda a formação, operação, coordenação, problemas existentes e tendências de desenvolvimento futuro dos mercados spot nas principais regiões europeias e no mercado interno europeu de eletricidade. 


O projeto investiga o mecanismo de negociação do SDAC (acoplamento do mercado diário) e o SIDC (acoplamento do mercado intradiário), incluindo o modo de cotação, mecanismo de declaração, mecanismo de determinação do preço e mecanismos de liquidação, juntamente com os processos do operador do sistema que possibilitem o acoplamento de preços entre as regiões Europeias. 


O projeto constrói um modelo de mercado com restrições de segurança e projeta uma simulação que aborda os mecanismos de gestão de congestionamento no mercado interno europeu de eletricidade.

Conheça o Projeto  

PROJETO OneNET [Out/2020 - Mar/2024]

OneNet (One Network for Europe) - "TSO-DSO Consumer: Large-scale demonstrations of innovative grid services through demand response, storage and small-scale (RES) generation" visa alcançar os seguintes objetivos:


  • Identificação de serviços e produtos que maximizem a utilização de recursos flexíveis (geração distribuída, armazenamento, DSR) de forma transparente e tendo uma abordagem centrada no consumidor.
  • Convergir para uma arquitetura de IT única onde diferentes aplicativos e formas de coordenação adaptadas a cada contexto geográfico possam coexistir respeitando regras de transparência e equidade no mercado.

O conceito proposto pela OneNet é testado e implementado em 4 demonstrações localizadas e organizadas em diferentes clusters geográficos.

Este projeto tem uma duração de 3 anos (outubro de 2020 a setembro de 2023) e conta com a participação de 72 parceiros, onde, entre tantos outros, são portugueses o R&D NESTER, REN S.A., INESC-TEC e a EDP Distribuição.

O projeto é financiado no âmbito do programa H2020.

 

https://onenet-project.eu/

 

Este projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020

Conheça o Projeto  

PROJETO High Speed Carrier [Jan/2020 - Out/2021]

O HighSpeedCarrier tem como objetivo investigar a aplicabilidade, interoperabilidade e conformidade do protocolo de comunicações através da rede elétrica IEEE1901.1.

Envolve a criação de um ambiente laboratorial para teste de cenários de aplicação do IEEE1901.1, incluindo uma abordagem "plug-in" para testar dispositivos recetores e/ou emissores de sinal do protocolo IEEE1901.1 em diferentes condições de carga da rede elétrica e em condutores com diferentes comprimentos.

O HighSpeedCarrier engloba ainda a criação de um ambiente de simulação, através da utilização de um simulador de redes de comunicações de eventos discretos, e a simulação da camada física (PHY) e de controlo de acesso de média (MAC), para teste das características do IEEE1901.1 e avaliação da sua performance utilizando parâmetros tais como a relação sinal/ruido, taxas de erro no envio de mensagens e atrasos no canal físico, permitindo uma comparação direta com outros protocolos de comunicação através da rede eléctrica (ex: PRIME).

Conheça o Projeto  

PROJETO Integrated Energy Systems [Jan/2020 - Nov/2022]

O objetivo deste projeto é pesquisar as tecnologias para um sistema energético abrangente, considerando interações transfronteiriças. Será realizado em quatro níveis: modelagem do sistema e análise de segurança, planeamento e operação colaborativa, expedição e transações de mercado, estabelecimento e verificação da aplicação do sistema de protótipo de controle, respetivamente.


Neste sistema de protótipo, três cenários são escolhidos para realizar a pesquisa de um novo sistema de energia transfronteiriço, que inclui principalmente energia elétrica, gás natural, calor (frio). O primeiro cenário é a rede de energia distribuída de "Altay-Khovd" entre a China e a Mongólia, que inclui energia eólica, solar, armazenamento e calor. O segundo cenário é a rede combinada de energia elétrica e gás de "Portugal-Espanha" e o terceiro é o sistema de energia distribuída dos "EAU-Omã", que inclui energia solar, refrigeração e dessalinização.


Este projeto é de cooperação internacional "the Belt and Road", apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China.

Conheça o Projeto  

PROJETO Wind Forecasting [Jan/2020 - Out/2022]

Pesquisa sobre previsão de energia eólica de curto prazo com métodos de aprendizado de conjuntos baseados em dados heterogêneos de várias fontes.


Análise dos dados heterogêneos de várias fontes para previsão de energia eólica e métodos de processamento de dados anormais.


Estudo sobre a tecnologia de fusão de dados e o método de previsão de energia eólica de curto prazo com base em dados heterogêneos de várias fontes.


Exploração sobre o método de aprendizagem do conjunto para melhorar a precisão e a robustez da previsão de energia eólica a curto prazo.

Conheça o Projeto  

PROJETO UltraFOR [Jan/2020 - Out/2021]

Investigação de métodos de reconhecimento de nuvens através de camaras de observação do céu. Investigar métodos de cálculo da altura das nuvens usando duas camaras de observação do céu.


Estudar diferentes tipos de nuvens e o seu efeito na radiação solar que chega aos módulos fotovoltaicos. Desenvolver um índice de nuvens no céu baseado nos métodos mencionados.


Aplicar a persistência usando o máximo valor teórico de radiação para otimizar a previsão solar.


Elaborar um caso de estudo com os métodos desenvolvidos no projeto.

Conheça o Projeto  

PROJETO FleXunity [Out/2019 - Mai/2022]

O objetivo do projeto FleXunity é implementar novos serviços para retalhistas e agregadores alavancados pela tecnologia Virtual Power Plant (VPP) com algoritmos de IA focados em minimizar o custo de energia (comprado no mercado atacadista) e otimizar o uso dos recursos distribuídos das comunidades. 


A abordagem promoverá a participação ativa dos membros da comunidade, valorizando a partilha de flexibilidade e de energia, que serão apoiadas por mecanismos seguros de transação com tecnologias como blockchain para validar transações de energia. Esses serviços incluem a otimização da estrutura tarifária para que a Comunidade da Energia possa atender às necessidades do operador do sistema, agregando a flexibilidade para participar nos mercados de serviços de sistema. 


Os serviços propostos serão demonstrados em dois pilotos distintos, com condições de mercado muito diferentes: mercado de energia do Reino Unido (mercado maduro e aberto ao uso da flexibilidade do lado da procura); Mercado Ibérico de energia (em transformação - abertura para usar a flexibilidade do lado da demanda). 


Dada a inexistência de um quadro jurídico comum na Europa, estes demonstradores contribuirão para validar diferentes benefícios das partes interessadas nos mercados de energia abertos e fechados, o que promoverá a implementação comercial após este projeto de dois anos. 


Os serviços inovadores desenvolvidos no projeto permitirão aos agregadores maximizar seus lucros e facilitarão novos modelos de negócios baseados na gestão da flexibilidade energética, introduzindo a flexibilidade como um novo ativo negociável nos seus portfólios de negócios e permitindo a partilha da economia de custos de energia com os utilizadores finais, incrementado a utilização de fontes de energia renovável e apoiando os desafios associados à segurança energética e às mudanças climáticas.


https://www.flexunity.eu/

https://www.linkedin.com/company/flexunity/



Este projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, através do contrato de subvenção No 870146.

Conheça o Projeto  

PROJETO INTERPRETER [Out/2019 - Out/2022]

O projeto INTERPRETER tem como principal objetivo o desenho e implementação de uma ferramenta modular para gestão de redes de energia, consistindo num conjunto de 10 aplicações de software para otimizar o desenho, planeamento, operação e manutenção de redes de energia, com particular foco em redes de distribuição. Os diversos módulos serão acedidos por operadores de redes através de uma plataforma interoperável. Estas ferramentas irão suportar os ORT e ORD na transição da gestão de rede "tradicional" para uma gestão mais ativa, considerando o rápido desenvolvimento de fontes de energia distribuída assim como uma crescente preocupação com o meio ambiente.


O projeto inclui uma fase de validação ambiciosa, com as soluções desenvolvidas a serem testadas em três projetos pilotos na Bélgica, Dinamarca e Espanha, assegurando assim uma alta replicabilidade a nível europeu.


https://www.interpreter-h2020.eu/


Este projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, através do contrato de subvenção nº 864360.

Conheça o projeto  

PROJETO FlexPlan [Out/2019 - Mar/2023]

O projeto FlexPlan tem como objetivo a criação de uma nova ferramenta de para otimizar o planeamento de redes de transporte e distribuição, considerando a instalação de fontes de flexibilidade como alternativa aos métodos tradicionais de planeamento de rede. Esta abordagem tem o objetivo de diminuir os custos do sistema energético, nomeadamente da criação de novas infraestruturas e custos de operação relativos a serviços de sistema. 


Adicionalmente, a ferramenta FlexPlan terá ainda em consideração o impacto ambiental e a pegada ecológica (impacto na qualidade do ar na geração térmica, pegada de carbono e impacto visual de novas linhas).

A nova ferramenta de planeamento será inicialmente validade e posteriormente utilizada para analisar seis cenários regionais (a nível europeu) com três horizontes temporais (2030-2040-2050) a fim de avaliar o potencial de recursos de flexibilidade incluindo soluções de armazenamento de energia.


https://flexplan-project.eu/

https://www.linkedin.com/company/flexplan-project/about/



Este projeto é financiado pela União Europeia, no âmbito do programa de investigação e desenvolvimento Horizonte 2020, através do contrato de subvenção nº 863819.

 

Conheça o Projeto  

PROJETO GIFT [Jan/2019 - Dez/2022]

O projeto GIFT é uma ação de inovação que visa descarbonizar o mix energético das ilhas europeias. As ilhas europeias têm que obedecer às leis de seus países que buscam uma utilização energética com menos intensidade carbónica para cumprir os acordos europeus e internacionais. O GIFT propõe desenvolver sistemas inovadores para permitir que as ilhas integrem grande quantidade de energia renovável.


Para atingir esse objetivo, a GIFT desenvolverá várias soluções inovadoras, como um sistema de energia virtual, sistemas de gerenciamento de energia para portos, fábricas e residências, melhor previsão da oferta e da procura e visualização através de uma plataforma GIS, bem como sistemas de armazenamento de energia inovadores, permitindo a sinergia entre redes elétricas, de aquecimento e de transporte. O GIFT aumentará a taxa de penetração de fontes de energia renovável na rede das ilhas, reduzindo suas necessidades de geração a diesel e, assim, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa diretamente relacionadas com a geração e utilização de energia.


Durante 4 anos, os parceiros desenvolverão e demonstrarão as soluções em duas ilhas farol, em Hinnøya, a maior ilha da Noruega ,e a pequena ilha de Procida, em Itália, e estudarão a replicabilidade da solução em ilhas Evia (Grécia) e em Favignana (Itália). A complementaridade destas ilhas em termos de clima, mix energético, população e atividades destina-se a ter soluções adaptáveis a diferentes situações. O projeto GIFT começou a construir um painel de replicação com associações que já reúnem 1640 ilhas europeias capazes de estudar a replicação de seus territórios.



O consórcio reúne 17 parceiros de 7 países, incluindo 1 parceiro industrial, 9 PMEs, dois municípios, 3 centros de pesquisa e 2 universidades com o objetivo de fornecer soluções sustentáveis com forte aceitação do mercado e planos para disseminar amplamente as suas soluções e replicá-las em todas as ilhas relevantes na UE e fora dela.



 



This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 824410

Conheça o projeto  

PROJETO INTERRFACE [Jan/2019 - Dez/2022]

O projeto INTERRFACE - 'TSO-DSO Consumer INTERFACE aRchitecture to provide innovative grid services for an efficient power system' tem por objetivo projetar, desenvolver e explorar a interoperabilidade de uma arquitetura de serviços da rede pan-europeia para atuar como interface entre o sistema de energia (TSO e DSO) e os clientes, e permitirá a operação integrada e coordenada de todas as partes interessadas, para o uso e adquisição de serviços comuns.


O projeto terá uma duração quatro anos, iniciando-se em 2019 até 2023 e conta com a participação de 42 parceiros, provenientes de 16 países, sendo que de Portugal estão envolvidos o R&D NESTER, a REN e a EDP Distribuição.


http://www.interrface.eu/


Este projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do programa H2020.

 

This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 824330

Conheça o projeto  

PROJETO RESUCI [Nov/2018 - Ago/2019]

O projeto RESUCI concentra-se na monitorização de redes lineares, tais como as redes de energia. Resulta de uma colaboração entre a GMV (coordenador) e o R&D Nester que, em conjunto com a REN - a operadora portuguesa do sistema de distribuição de eletricidade e gás, estuda a viabilidade técnico-económica de três serviços de apoio à decisão baseados no espaço.


Serviço 1 - Caracterização do solo e monitorização das redes lineares 

Serviço 2 - Gestão e controlo das operações de manutenção das redes

Serviço 3 - Risco de subsidência e deslizamento de solo.


O SatCEN - Centro de Satélites da União Europeia também está envolvido na definição dos requisitos para o Serviço 3. O projeto tem a duração de 9 meses e é financiado pela ESA - Agência Espacial Europeia.


https://business.esa.int/projects/resuci

     

 

Conheça o projeto  

PROJETO OPTIGRID [Out/2018 - Set/2022]

O projeto OptiGRID, tem como principiais objetivos o desenvolvimento de uma ferramenta operacional e uma metodologia utilizando Limites Dinâmicos para aumentar a capacidade de transporte facilitando um aumento da integração das energias renováveis no sector elétrico e reduzir o número de horas em separação de mercados, influenciando os preços do mercado de eletricidade.


A contribuição do R&D Nester para o projeto OPTIGrid envolve uma análise de redes elétricas reais, uma análise à capacidade de interligação (importação e exportação) entre mercados e as suas ofertas em mercado intra-diário e em mercado day-ahead, análise de casos de estudos com cenários diferentes (região com geração distribuída eólica, região com geração distribuída solar e separação de mercados) e análise das melhorias obtidas com a utilização das ferramentas desenvolvidas neste projeto.


Este projeto conta com a parceria entre o R&D Nester e o LNEG, e terá uma duração de 48 meses, começando em 2018 e acabando em 2022. O projeto é financiado pelo programa P2020.


https://optigrid.lneg.pt/


Disclaimer and financing programme/entity: Project PTDC/EEI-EEE/31711/2017 submitted under the call for tenders (AAC) No. 02 / SAICT / 2017, funded by national funds through the budget of the Foundation for Science and Technology (FCT).

Conheça o projeto  

PROJETO SIMMRES [Out/2017 - Ago/2019]

O SIMMRES investiga o impacto que os mecanismos de mercado nacionais e regionais têm na promoção das Fontes de Energia Renováveis (FER) no consumo de eletricidade, bem como as diferentes etapas da reforma do mercado de eletricidade da China.


O projeto aproveita a experiência portuguesa e europeia na integração de FER no consumo de eletricidade para estudar os mecanismos adequados aos vários estádios do mercado de energia elétrica na China. Aborda-se a alocação de recursos para regulação da ponta do consumo e os mecanismos de coordenação de serviços de sistema com o objetivo de incentivar o consumo de FER e impulsionar o desenvolvimento do mercado de energia elétrica na China. 


O estudo da estratégia de regulação da ponta do consumo e da frequência da rede elétrica também é significativo para Portugal. 


O projeto desenvolve casos de estudo baseados em cenários de Portugal e de regiões típicas da China, levando em conta as interligações entre zonas de controlo vizinhas.

Conheça o projeto  

PROJETO GRID4RES [Out/2017 - Ago/2019]

Este projeto pretende contribuir para o estudo das condições de ligação de fontes RES no contexto de elevada penetração das mesmas na rede.


Consiste nas seguintes componentes:

• Modelização da rede em regime permanente e transitório. A modelização inclui desenvolvimento de modelos agregados de geração solar e eólica.

• Comparação de critérios de planeamento

• Estudo dos requisitos que RES deve ter para participar em serviços de sistema

• Integração de dispositivos de storage na rede


Este projeto é realizado pelo R&D Nester em parceira com o CEPRI e terá uma duração de 18 meses, iniciando-se no final de 2017 até meados de 2019

Conheça o projeto  

PROJETO RESFOR [Out/2017 - Ago/2019]

Investigação de métodos de previsão de energia eólica na Europa e na América, incluindo, métodos de previsão, dados numéricos de previsão meteorológica e métodos de previsão de serviços.


Análises das características de flutuação e diferenças de produção de energia eólica em Qinghai e Jiangsu e Portugal continental.


Análise da diferença de previsibilidade da velocidade do vento na China e em Portugal. Investigação dos desafios da previsão de energia eólica chinesa, sobre a tecnologia e gestão e dar sugestões para melhorar a precisão de previsão de curto prazo da energia eólica na China.


Melhorar o modelo de conversão da radiação solar em energia e análise da precisão de previsão da PV de curto prazo.

Conheça o projeto  

PROJETO OSMOSE [Jan/2018 - Abr/2022]

O OSMOSE, Optimal System-Mix of Flexibility Solutions for European Electricity, é um projeto liderado por TSOs Europeus que procura adotar uma abordagem holística para a identificação e desenvolvimento de um mix ótimo de flexibilidades que permita facilitar a transição energética Europeia.


Os principais objetivos do projeto OSMOSE incluem a demonstração de diferentes soluções tecnológicas de flexibilidade energética, aumentando a sua viabilidade técnico-económica e a sua escalabilidade, a previsão do mix ótimo económico de flexibilidade para o futuro sistema elétrico Europeu e a proposta de novos desenhos de mercado e regulação que facilitem o mix ótimo de flexibilidades e maximizem o bem-estar social.


A contribuição do R&D Nester para o projeto incide sobre as suas dimensões relacionadas com a identificação do mix ótimo de flexibilidades no sistema elétrico, o desenvolvimento de desenhos de mercado e regulação inovadores, assim como sobre um conjunto de desafios de interoperabilidade associados à promoção de fontes de flexibilidade energética, incluindo a utilização da norma IEC 61850 e a melhoria da coordenação entre TSOs e DSOs.


No OSMOSE participam um total de 33 parceiros Europeus incluindo Operadores das Redes de Transmissão, produtores de energia, fabricantes industriais, empresas de consultoria e IT, centros de investigação e universidades. Os TSOs participantes no projeto incluem a REN, ELES, ELIA, RTE, REE e a Terna. Outros parceiros de relevo do consórcio do OSMOSE são também a ABB, EFACEC, SAFT ou a ENEL.


O projeto terá uma duração de quatro anos, iniciando-se em 2018 até Abril de 2022. O orçamento total do OSMOSE é de cerca de 22M€. O projeto é financiado pela União Europeia no âmbito do programa H2020.


https://www.osmose-h2020.eu/

This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 773406

Conheça o projeto  

PROJETO ARCWIND [Nov/2017 - Abr/2022]

ARCWIND (Adaptation and implementation of floating wind energy conversion technology for the Atlantic region) pretende contribuir para a transição da energia eólica marinha fixa para flutuante para uso em águas profundas no Espaço Atlântico através da avaliação do potencial de energia eólica com um modelo atmosférico regional e dados de deteção remota; estudo numérico e experimental de plataformas eólicas de elevada potência; estudo de casos de parques eólicos considerando a avaliação de custos, logística e planeamento de manutenção e avaliação de riscos.


Os países que compõem o Espaço Atlântico estão entre os locais com as melhores condições (em termos de disponibilidade do recurso) para a energia eólica offshore a nível mundial. Esta industria está atualmente a progredir para a instalação de equipamentos a profundidades maiores e este projeto ambiciona contribuir para o desenvolvimento sustentável desta indústria facilitando a transição de plataformas fixas para flutuantes para uso em águas profundas e condições meteorológicas adversas na região Atlântica através de: complementar os estudos actuais de avaliação do recurso eólico através de uma análise multicritério para selecionar os locais melhores candidatos a serem instaladas centrais de produção eólica; modelar e testar turbinas eólicas flutuantes de elevadas potências considerando múltiplas tecnologias; e realizar uma diversidade de estudos associados ao desenvolvimento de centrais de produção eólica tais como avaliação de custos, planeamento de logística e manutenção e análise de risco.


O projeto é financiado através do programa INTERREG Espaço Atlântico, tem 15 parceiros dos 5 países que integram o Espaço Atlântico e terá uma duração de 36 meses.


http://www.centec.tecnico.ulisboa.pt/arcwind/home.aspx

 

Conheça o projeto  

PROJETO FLEXITRANSTORE [Nov/2017 - Abr/2022]

FLEXITRANSTORE (An Integrated Platform for Increased FLEXIbility in smart TRANSmission grids with STORage Entities and large penetration of Renewable Energy Sources) pretende contribuir para a evolução no sentido das redes de transmissão de eletricidade pan-Europeias com elevados níveis de flexibilidade e interligação.


Estas redes facilitarão a transformação do portfolio de geração atual através do aumento da capacidade de integração de fontes de energia renováveis. Tecnologias inovadoras de redes inteligentes (Smart Grids), novos modelos de controlo e de armazenamento de energia (Energy Storage) e novas abordagens de mercado serão desenvolvidas, instaladas, demonstradas e testadas tendo como foco o aumento da flexibilidade do sistema elétrico Europeu.


FLEXITRANSTORE irá promover o papel das interligações nas trocas energéticas entre países através da valorização dos serviços de flexibilidade. O projeto possui assim uma abordagem que considera a flexibilidade quer a nível nacional, quer regional, reconhecendo a necessidade de integrar cada vez mais os mercados nacionais, particularmente na rede do sudeste da Europa, que não possui ainda níveis tão elevados de interligação como o resto da rede europeia.


O projeto é financiado pelo H2020 (LCE-4-2017), tem 28 parceiros de 13 países e terá um período de duração de 4 anos.


http://www.flexitranstore.eu


 

This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 774407

Conheça o projeto  

PROJETO TDX-ASSIST [Out/2017 - Out/2020]

Este projeto visa projetar e desenvolver ferramentas e metodologias de TCT que facilitam a partilha de dados entre o Operador da Rede de Transporte (ORT) e o Operador da Rede de Distribuição (ORD).


O projeto centra-se na interoperabilidade e na coordenação de ações na fronteira TSO-DSO.


Nesse sentido, as especificações de interface para a troca de informações TSO-DSO com base em Use Cases específicos serão desenvolvidas e mapeadas para padrões IEC (por exemplo, 61970/61968/62325), a fim de suportar a troca mais automática de informações entre operadores de rede (ORD e ORT) bem como com outros atores relevantes no setor de energia elétrica.


O projeto é financiado pelo H2020 (LCE-5-2017), tem 12 parceiros de seis países, durante 3 anos.


http://tdx-assist.eu/


This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 774500

Conheça o projeto  

PROJETO Interligação Energética Global [Jan/2017 - Dez/2017]

O objetivo deste projeto passa por identificar o estado atual da construção da rede de transmissão de energia elétrica em redor do mar Mediterrâneo (também conhecido por Anel do Mediterrâneo ou "Mediterranean Ring") e fornecer informação relativa aos benefícios e desafios que poderão surgir com estas interligações.


Neste sentido, este projeto estuda o potencial impacto que esta infraestrutura poderá ter quer para os países Europeus, nomeadamente nos que façam fronteira com o mar Mediterrâneo, quer para os países do Médio Oriente e Norte de África envolvidos.


Além disso, baseado numa revisão bibliográfica, este projeto identifica o estado da arte das tecnologias de HVAC e HVDC existentes e os potenciais traçados entre países Europeus e do Norte de África que se esperam possam vir a estar concluídos até 2050.

Conheça o projeto  

PROJETO SMARTNET [Jan/2016 - Dez/2016]

O projeto SmartNet destina-se a fornecer instrumentos e modelos otimizados para melhorar a coordenação entre os operadores de rede a nível nacional e local (respetivamente os TSO e DSO) e o intercâmbio de informações para a monitorização e a aquisição de serviços auxiliares (reserva e balanceamento, controle de equilíbrio, gerenciamento de congestionamento) de sujeitos localizados no segmento de distribuição (carga flexível e geração distribuída).


O projeto é financiado pelo H2020 (LCE-6-2015), tem 22 parceiros de nove países, durante 3 anos (2016 a 2018).


O R&D Nester participa no Conselho Consultivo, dando comentários às consultas publicas dos resultados do projeto, trazendo a perspetiva do TSO sobre estes tópicos. Também participa na reunião anual dos stakeholders.


http://smartnet-project.eu/

Conheça o projeto  

PROJETO BIGDATAOCEAN [Jan/2017 - Dez/2019]

O BigDataOcean é um projecto europeu financiado pelo programa H2020 que visa capitalizar em cima dos avanços tecnológicos dos últimos anos na área do "big data" e desenvolver uma nova cadeia de valor considerando dados com origem em diversos sectores e diferentes línguas e formatos e residindo numa plataforma com múltiplas tecnologias que permita revolucionar a forma como industrias relacionadas com o mar operam, permitindo um impacto positivo a nível económico, social e ambiental. Tal é alcançado através da introdução de tecnologias de "big data" num sector tradicional e fragmentado, cujas indústrias não operam de forma concertada.


O projecto terá a combinação de quatro casos piloto que trarão ao BigDataOcean uma grande quantidade de dados de forma a desenvolver a maior base de dados marítimos existente. O BigDataOcean trará aos participantes a capacidade de submeter dados para a plataforma, tanto privados como públicos, e retirar informação útil desse conjunto de dados.


A principal contribuição do R&D Nester para este projecto prende-se com a execução de um caso piloto que visa melhorar a caracterização do oceano como recurso para a exploração de conversão de energia das ondas.


http://www.bigdataocean.eu/site/


This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 732310

Conheça o projeto  

PROJETO SMART SUBSTATION TESTING AND IMPLEMENTATION [Jan/2017 - Dez/2021]

Os desenvolvimentos e realizações em curso nos sistemas de proteção, automação e controlo (PAC) para redes de transporte de energia elétrica, nomeadamente em soluções baseadas na norma internacional IEC 61850, proporcionam novas oportunidades para implementações reais e para uma investigação mais aprofundada nesta área.

Inspirado nos resultados do projeto "Subestação do Futuro", onde foi desenvolvida e testada uma especificação para uma nova geração de sistemas PAC, o projeto SMART SUBSTATION TESTING AND IMPLEMENTATION visa desenvolver ainda mais as funcionalidades e alargar a bateria de testes para Sistemas PAC. Ao realizar a correspondente prova de conceito no laboratório, para fins de demonstração adicional, a possibilidade da execução de uma implementação real numa rede de transporte deverá ser avaliada.


A especificação técnica e os correspondentes protocolos de teste, já desenvolvidos, serão, então, customizados para a instalação real, considerando suas as características específicas e os requisitos do TSO. Um conjunto de KPI será definido para as funções implementadas, o que permitirá avaliar o seu desempenho, bem como o do sistema PAC global.


Com este projeto, os TSO serão encorajados a ganhar confiança nas novas soluções proporcionadas pelas novas normas e tecnologias, contribuindo assim para um sistema de energia elétrica mais eficiente e fiável.

Conheça o projeto  

PROJETO RENEWABLE INTEGRATION TOOLS [Jan/2017 - Dez/2019]

O Projeto "Renewable Integration Tools" tem como objetivo a continuação da melhoria e desenvolvimento da previsão solar desenvolvida no Projeto "Renewable Energy Dispatch Tools". Este objetivo passa pela melhoria das capacidades da previsão solar utilizando mais Sky Cameras e pela implementação de algoritmos de Space and Time Correlation.


A vertente económica da integração de fontes de energia renovável na rede elétrica é, também, um objetivo fulcral deste projeto sobre ferramentas para a integração de renováveis. Uma ferramenta de simulação do mercado será desenvolvida para que se possa avaliar o impacto económico da integração das fontes de energia renováveis, nas diversas vertentes dos mercados de energia elétrica. Com o fim das tarifas feed-in, alem da receita da venda da energia no mercado grossista, será quantificado as possíveis receitas obtidas na participação do mercado de serviço de sistema.


Utilizando o conhecimento adquirido durante o decorrer do projeto inicial "Renewable Energy Dispatch", uma metodologia sobre a capacidade térmica de linhas aéreas (Dynamic Ratings) será implementada. Também, o estudo da inércia num sistema com uma grande penetração de fontes de energia renovável será feito utilizando os dispositivos PMU - Phasor Measurement Unit.

Conheça o projeto  

PROJETO SusCity [Jan/2015 - Jun/208]

O SusCity é um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico cuja principal área científica de estudo incide sobre o tema das cidades sustentáveis. O SusCity debruça-se sobre diversas vertentes estruturantes na transição para as cidades do futuro como as tecnologias de informação e comunicação, gestão de águas e resíduos, mobilidade e redes elétricas inteligentes. Através da recolha e tratamento de quantidades massivas de dados urbanos o projeto propõe-se a desenvolver novas ferramentas e serviços para promover uma maior eficiência na utilização de recursos urbanos com impactos ambientais reduzidos.


A participação do R&D Nester no SusCity centra-se na vertente do projeto relacionada com as redes elétricas inteligentes. Em particular, o trabalho realizado permitirá desenvolver: ferramentas para avaliação do impacto na rede elétrica da crescente penetração de recursos energéticos distribuídos (sistemas fotovoltaicos; veículos elétricos e cargas controláveis) resultante de cidades mais sustentáveis; novos modelos de mercado de eletricidade para facilitar a participação de novos agentes (agregadores; cargas flexíveis; centrais de energia renovável), nomeadamente através de ofertas de natureza estocástica.


O SusCity é um projeto no âmbito do Programa MIT Portugal, com a referência de projeto MITP-TB/CS/0026/2013, financiado pela FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e Ciência e um alargado conjunto de parceiros industriais.


Informação adicional disponível em:

http://suscity-project.eu/

http://www.fct.pt/

Conheça o projeto  

PROJETO ISSWINDemo [Mar/2016 - Mar/2018]

O ISSWINDemo é projeto de demonstração que explora a tecnologia espacial de observação remota da Terra para desenvolver os seguintes serviços de suporte à indústria de produção de eletricidade com origem eólica:


  • Serviço 1. Mapas de recurso eólico
  • Serviço 2. Bases de dados de previsões da ondulação e da velocidade do vento
  • Serviço 3. Previsão da velocidade do vento e da ondulação
  • Serviço 4. Previsão da produção de potência eólica


Os serviços satisfazem as necessidades dos vários intervenientes na cadeia de valor da indústria da energia eólica. Os utilizadores envolvidos nos 7 projetos-piloto incluem promotores de parques eólicos onshore/offshore, companhias de construção e manutenção, operadores de parques eólicos, agentes no mercado energético e operadores de rede (TSOs).

A inovação tecnológica subjacente a estes serviços reside na assimilação integrada dos dados de satélite e dos dados de Numerical Wheather Prediction (NWP), com aplicação na avaliação do potencial eólico de longo prazo e nas previsões de vento e de geração de eletricidade com origem eólica, para suporte à decisão.

Este projeto é financiado pela ESA - European Space Agency.

http://www.isswind.com/

Conheça o projeto  

PROJETO Power system simulation [Jan/2013 - Dez/2016]

Este projeto visa responder a duas necessidades de infraestrutura: um simulador digital de sistemas de energia em tempo real e uma plataforma de controlo e monitorização de redes de energia elétrica úteis para o planeamento e operação de redes de energia num contexto de elevada penetração das energias renováveis.


Com a realização deste projeto, os seguintes benefícios, podem ser esperados:


• Realização de estudos em regime transitório - modelação precisa de fenómenos transitórios e das interações que existem envolvendo, por exemplo, sistemas de controlo e de proteções.

• Simulação de sistemas de energia de grande dimensão (e.g. testes de pré-comissionamento de relés de proteção).

• Avaliação do comportamento dos sistemas de proteção e automação perante diferentes cenários, do comportamento dos sistemas de comunicação de subestações, a fim de avaliar não só o comportamento dispositivos de proteção e de outros elementos da rede perante diferentes condições de tráfego.

• Desenvolvimento de protótipos, realização de testes de pré comissionamento e testes de conformidade.

• Verificação de modelos com recurso a dados reais e de registos de eventos.

• Contributo para aumento da integração de renováveis através de uma melhor cooperação entre TSO e DSO, entre outros.

Conheça o projeto  

PROJETO Energy Storage Planning [Jan/2013 - Abr/2016]

A transição para um sistema energético descarbonizado está em andamento, através do aumento das fontes de energia renováveis. No entanto, este novo paradigma de energia traz consigo uma série de desafios exigentes para os operadores do sistema de energia, como resultado da crescente integração de fontes de energia renováveis com produção variável, bem como o surgimento do conceito de smart grid. O Armazenamento de Energia é visto como uma estratégia incontornável para lidar com a maior variabilidade e intermitência da produção, fornecendo serviços ao sistema.


O principal objetivo deste projeto é desenvolver uma Metodologia de Planeamento Energético Multi-Atributo vocacionada para o armazenamento de energia em redes de transporte. Esta metodologia tem como objetivo identificar as alternativas preferenciais de planeamento de rede, incluindo o armazenamento de energia na perspetiva dos TSO's. Aliadas a esta metodologia pretendem-se desenvolver ferramentas de análise de redes e mercados que permitam simular diversos cenários e otimizar as soluções de planeamento, oferecendo uma base sólida à sua fundamentação.


O projeto pretende ainda preencher lacunas existentes na literatura atual no âmbito do planeamento de armazenamento de energia, assim como sugerir algumas adaptações à legislação atual por forma a permitir integrar de uma forma mais ampla o armazenamento nos mercados de energia, possibilitando assim a identificação de novas oportunidades de negócio, nomeadamente para os TSO's. Pretende-se ainda efetuar também uma caracterização da rede de transporte portuguesa e abordar-se o caso particular Português e a sua integração no MIBEL, assim como as os cenários previstos no plano de desenvolvimento da rede nacional de transporte em termos das suas infraestruturas e das metas definidas, de modo a delinear o potencial existente no âmbito do armazenamento de energia.


Efetuou-se também uma caracterização da rede de transporte portuguesa e abordou-se o caso particular Português e a sua integração no MIBEL, assim como as visões previstas no plano de desenvolvimento da rede nacional de transporte em termos das suas infraestruturas e das metas definidas, de modo a delinear o potencial existente no âmbito do armazenamento de energia.

Conheça o projeto  

PROJETO Substation of the Future [Jan/2013 - Dez/2016]

O termo ‘Smart Grids' está a tornar-se mais do que apenas uma palavra da moda, dentro da indústria de energia elétrica, especialmente quando a tecnologia torna possíveis avanços na forma como os ativos antigos e novos são operados e geridos. 


À medida que os operadores de redes de transporte de energia elétrica se foram especializando em infraestruturas de redes de comunicações avançadas e sofisticadas, novos desafios e técnicas mais inteligentes necessitam de ser avaliados. 


O projeto "Subestação do Futuro" visa definir e demonstrar um novo conceito de sistemas secundários de subestação, a saber, proteção, automação, controlo, monitorização e contagem, que podem ser adotadas pelas concessionárias de redes de transporte, através de uma investigação que resultará numa plataforma de testes em tempo real, para futuras subestações de geração smart +. 


Uma nova visão e especificações técnicas serão definidas e desenvolvidas, com base numa alta fiabilidade, criatividade, escalabilidade, interoperabilidade, normalização, requisitos e fundamentos de fácil gestão e manutenção, baseados em normas internacionais e plataformas avançadas de TIC (tecnologias de informação e comunicação), proporcionando a otimização de custo-benefício ao longo de toda a vida útil dos ativos da rede de transporte.

Conheça o projeto  

PROJETO Renewable Energy Dispatch Tools [Jul/2013 - Dez/2016]

O principal objetivo do projeto é implementar novas ferramentas e melhorar as já existentes para serem utilizadas pelo operador do sistema, para gerir o alto nível de energia renovável variável como a energia eólica e a energia solar.


A abordagem probabilista na previsão eólica e solar permite quantificar a incerteza da previsão, sendo possível saber quais as reservas adicionais necessárias para integrar esta geração variável no sistema elétrico.


Face aos níveis elevados de penetração deste tipo de produção renovável, é necessário que também participem nos serviços de sistema, fornecendo controlo de frequência e de tensão. Neste projeto foi demonstrado a capacidade de um parque eólico fornecer este tipo de controlo no ponto de interligação, como também ao nível de um inversor solar para sistemas fotovoltaicos.

Conheça o projeto  

Ver todas as newsletters