Media

‹ VOLTAR

R&D Nester presente no Debate de Mercados Centrais do CGI

 

Realizou-se em Maio o Debate de Mercados Centrais do CGI "A crescente necessidade de troca de informações contínua entre os TSOs e DSOs".

A conferência reuniu especialistas na área de Energia, incluindo representantes da Comissão Europeia, reguladores, centros de pesquisa, operadores de rede elétrica e indústria.

O R&D Nester foi representado pelo Diretor-Geral, Nuno Souza e Silva, e por Francisco Reis, Líder de Projeto.

No primeiro dia, Francisco Reis fez uma apresentação "Cooperação TSO e DSO e troca de dados no contexto dos códigos de rede". Este tema surge devido às mudanças existentes no setor de energia, em que uma das principais questões é desenvolver e melhorar a interação atual entre TSOs e DSOs para uma operação do sistema de energia mais eficiente. No âmbito da confidencialidade, escalabilidade e neutralidade, a informação e dados trocados entre os operadores de sistemas devem ter os respetivos direitos bem definidos e modo de funcionamento transparente.  Esta apresentação do Francisco Reis abordou os princípios para a troca de dados (incluindo, mas não se limitando, ao nível de granularidade da informação a ser trocada que tenha impacto na arquitetura TIC correspondente) e o fato de que TSOs podem não ter o grau de observabilidade requerido, bem como a controlabilidade anexa. O Líder de Projeto do R&D Nester colocou foco especial e aplicação ao caso português dos futuros requisitos estabelecidos nos últimos regulamentos publicados (códigos de rede).

No segundo dia, Nuno Souza e Silva participou num painel de discussão sobre aspetos de segurança e privacidade em relação à datahubs, onde apresentou "A crescente necessidade de troca contínua de informações entre os TSOs e DSOs".

Ver todas as newsletters