Media

‹ VOLTAR

R&D Nester presente no Colóquio ‘Building Smarter Substations’

 

Realizou-se em novembro, o colóquio ‘Building Smarter Substations', organizado conjuntamente pelos Comités de Estudo B3 (subestações), B5 (proteções e automação) e D2 (sistemas de informação e telecomunicações) do CIGRE.

O objetivo deste evento foi o de pôr em contacto participantes destas três áreas, que estão cada vez mais interrelacionadas na chamada ‘Subestação Inteligente', que é uma subestação com um elevado nível de integração do sistema de proteção, automação e controlo (PAC). Nuna subestação inteligente, cada dispositivo possui uma visão panorâmica do sistema, pois todo o equipamento se encontra ligado à rede local de comunicações.

Ricardo Cartaxo, investigador do R&D Nester, apresentou o artigo ‘Using the IEC 61850 formal description capabilities towards a vendor-independent PAC specification', que descreve o processo de engenharia para a especificação e configuração do sistema PAC de uma subestação, que foi um dos resultados obtidos no âmbito do projeto ‘Subestação do Futuro'.

O evento consistiu em apresentações orais de artigos, tutoriais e painéis de discussão. Entre os temas abordados constam a utilização da norma IEC 61850 na subestação e entre subestações, a conceção de sistemas com dispositivos de vários fabricantes, a importância da monitorização on-line dos ativos das subestações, a utilização de dispositivos móveis para a monitorização da subestação e o desacoplamento do hardware e software, com a possível utilização da computação em nuvem.

As principais conclusões deste evento são a necessidade da criação de equipas multidisciplinares nas utilities de energia elétrica (englobando todas as áreas de conhecimento necessárias para a subestação inteligente) e de formação nas mesmas áreas e ainda a crescente importância da cibersegurança.

Ver todas as newsletters