Media

‹ VOLTAR

R&D Nester participa no projecto SusCity

 

O R&D Nester é parceiro do projecto ‘SusCity: Modelação de sistemas urbanos para a promoção de transições criativas e sustentáveis' no âmbito do Programa MIT Portugal. Para além do R&D Nester, o SusCity envolve universidades, institutos e empresas nacionais, sendo financiado pela FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e Ciência e um conjunto alargado de parceiros industriais.

Iniciado em 2015 e com uma duração prevista de 3 anos, o SusCity é um projecto de investigação e desenvolvimento tecnológico cuja principal área científica de estudo incide sobre o tema das cidades sustentáveis. O SusCity debruça-se sobre diversas vertentes estruturantes na transição para as cidades do futuro como as tecnologias de informação e comunicação, gestão de águas e resíduos, mobilidade e redes eléctricas inteligentes. Através da recolha e tratamento de quantidades massivas de dados urbanos o projecto propõe-se a desenvolver novas ferramentas e serviços para promover uma maior eficiência na utilização de recursos urbanos com impactos ambientais reduzidos.

A participação do R&D Nester no SusCity centra-se na vertente do projecto relacionada com redes eléctricas inteligentes, em conjunto com parceiros como o INESC TEC e a EDP Distribuição. Em particular, o trabalho realizado permitirá desenvolver ferramentas para avaliação do impacto na rede eléctrica de energia da crescente penetração de recursos energéticos distribuídos (sistemas fotovoltaicos; veículos eléctricos e cargas controláveis) decorrente de cidades mais sustentáveis. Serão também estudados novos modelos de mercado de electricidade para facilitar a participação de novos agentes (agregadores; cargas flexíveis e centrais de energia renovável), nomeadamente através de ofertas de natureza probabilística.

Ver todas as newsletters