Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER PARTICIPA NO LANÇAMENTO DO PROJECTO FLEXITRANSTORE

 

Decorreu em Atenas (Grécia) nos passados dias 2 e 3 de Novembro a reunião de kick-off do projeto FLEXITRANSTORE (An Integrated Platform for Increased FLEXIbility in smart TRANSmission grids with STORage Entities and large penetration of Renewable Energy Sources) que contou com a participação do R&D Nester enquanto membro do consórcio.

O projeto é financiado pela Comissão Europeia através do programa H2020. O projeto FLEXITRANSTORE conta com 28 parceiros, de 13 países (Bélgica, Grécia, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Irlanda, Chipre, Hungria, Roménia, Croácia, Albânia e Eslovénia) e terá uma duração de 4 anos.

FLEXITRANSTORE pretende contribuir para a evolução no sentido das redes de transporte de eletricidade pan-Europeias com elevados níveis de flexibilidade e interligação. Estas redes facilitarão a transformação do portfolio de geração atual através do aumento da capacidade de integração de fontes de energia renováveis. Tecnologias inovadoras de redes inteligentes (Smart Grids), novos modelos de controlo e de armazenamento de energia (Energy Storage) e novas abordagens de mercado serão desenvolvidas, instaladas, demonstradas e testadas tendo como foco o aumento da flexibilidade do sistema elétrico Europeu. O projeto FLEXITRANSTORE pretende assim promover a flexibilidade ao longo de toda a cadeia de valor.

FLEXITRANSTORE irá promover o papel das interligações nas trocas energéticas entre países através da valorização dos serviços de flexibilidade. O projeto possui assim uma abordagem que considera a flexibilidade quer a nível nacional, quer regional, reconhecendo a necessidade de integrar cada vez mais os mercados nacionais, particularmente na rede do sudeste da Europa, que não possui ainda níveis tão elevados de interligação como o resto da rede europeia.

A contribuição do R&D NESTER para o projeto será focada na quantificação e valorização da flexibilidade em redes e na utilização do seu Laboratório de Simulação de Sistemas de Potência em Tempo-Real (RTPSS Laboratory - http://www.rdnester.com/pt-PT/lab/) para o desenvolvimento e teste de modelos.

http://www.flexitranstore.eu

This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 774407

Ver todas as newsletters