Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER PARTICIPA EM REUNIÃO PLENÁRIA DO PROJETO EUROPEU OSMOSE (“OPTIMAL SYSTEM-MIX OF FLEXIBILITY SOLUTIONS FOR EUROPEAN ELECTRICITY”)

 

O R&D NESTER participou na reunião plenária do projeto europeu OSMOSE, organizada pela TERNA e que decorreu em Roma, em Dezembro.

Esta reunião teve como principal objetivo a apresentação do trabalho realizado nos vários Work Packages (WPs) ao longo deste último ano e do plano de trabalho para o próximo período.

Este projeto, que conta com 33 parceiros de 9 países distintos, tem como objetivo o estudo da aplicação de soluções de flexibilidade na integração ótima de fontes de energia renovável e a demonstração de soluções tecnológicas e de serviços inovadores de flexibilidade em sistemas de energia elétrica, como sejam sistemas de armazenamento de energia.

Do lado do R&D NESTER esta reunião contou com a participação dos investigadores Ricardo Pastor (gestor do projeto) e Ricardo Cartaxo que apresentaram o trabalho desenvolvido no âmbito dos WP1 (Optimal mix of flexibilities) e WP7 (Scaling-up & replication). A REN é também parceiro neste projeto, tendo estado presente na reunião.

Neste projeto, o R&D NESTER lidera a tarefa 1.4 "Innovative flexibility means for grid reinforcement and operation" do WP1 onde analisará a aplicação de soluções inovadoras de flexibilidade para o planeamento e operação do sistema elétrico, que conta ainda com a colaboração da REN e da ENSIEL.

O R&D NESTER participa ainda em mais 2 tarefas do WP7, na tarefa 7.1 relacionada com o tópico ‘interoperabilidade' baseado na norma IEC 61850 e na tarefa 7.2 onde endereça a coordenação TSO-DSO para a utilização de ativos de flexibilidade, sendo esta última realizada em conjunto com a REN e a EFACEC.

Este projeto é particularmente importante por permitir antecipar soluções que se considera poderem vir a ser implementadas e compreender as suas implicações em termos de planeamento, operação e gestão do sistema, para além das suas consequências a nível de mercado e relação entre os diferentes agentes.

Website: https://www.osmose-h2020.eu/

Ver todas as newsletters