Media

‹ VOLTAR

R&D Nester no kick-off do projecto GIFT – “Geographical Islands Flexibility”

 

A primeira reunião do projeto GIFT - Geographical Islands Flexibility ocorreu em 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019.

O R&D Nester participa no projecto como responsável pelo Work Package de desenvolvimento de soluções de armazenamento de diferentes vetores energéticos para fornecer serviços de sistema à rede elétrica e criar sinergias entre as redes elétrica, de aquecimento e de transportes.

O projeto GIFT é uma "Innovation Action" financiada pela União Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020.

O GIFT visa descarbonizar o mix energético das ilhas europeias através de várias soluções inovadoras, como uma plataforma virtual para gerir a flexibilidade do sistema elétrico, sistemas de gestão de energia para portos, fábricas e residências, melhor previsão da oferta e da procura e visualização num Sistema de Informação Geográfica, bem como sistemas de armazenamento de energia inovadores que criam sinergias entre as redes elétrica, de aquecimento e de transportes.

Durante 4 anos, os parceiros desenvolverão e demonstrarão as soluções em duas ilhas, em Hinnøya, a maior ilha da Noruega, e a pequena ilha de Procida, em Itália. O projeto estudará a replicabilidade das soluções, pelo menos, em Evia (Grécia) e em Favignana (Itália). O projeto GIFT começou a construir um painel de replicação com associações que já reúnem 1640 ilhas europeias capazes de estudar a replicação das soluções nos seus territórios.

O consórcio reúne 17 parceiros de 7 países, incluindo 1 parceiro industrial, 9 PMEs, dois municípios, 3 centros de investigação e 2 universidades, com o objetivo de fornecer soluções sustentáveis com elevada maturidade tecnológica, e planos para disseminar amplamente suas soluções e replicá-las em ilhas na UE e fora da UE.

O projecto proporciona a possibilidade de aplicar e desenvolver o conhecimento em gestão de flexibilidade na rede eléctrica, em operação e gestão de armazenamento, em aplicação de Demand Side Management e na integração de todos estes aspectos numa rede eléctrica.




 
 
This project has received funding from the European Union's Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement No 824410

Ver todas as newsletters