Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE UTILIZADORES DA OPAL-RT

 

O R&D Nester participou na conferência internacional organizada pela empresa canadiana OPAL-RT em Junho.

O R&D Nester foi representado por Nuno Souza e Silva, juntamente com Bruno Soares e Nuno Amaro, investigadores dos projectos "Subestação do Futuro" e "Simulação, planeamento e operação de redes de energia eléctrica", tendo sido da responsabilidade de Nuno Souza e Silva a apresentação plenária dos projectos de investigação a decorrer no R&D Nester e que fazem uso do simulador de tempo real adquirido à OPAL-RT.

Tratou-se de um evento onde foram apresentadas as principais novidades em termos de hardware e software do fabricante de simuladores de tempo real, assim como diversas aplicações dos mesmos, apresentadas pelos diversos clientes da marca. Numa conferência cujo tema central foi a Energia, além da apresentação plenária efectuada pelo R&D Nester, foi possível assistir a apresentações de diversas instituições europeias tanto da área da investigação como da indústria. Entre os diversos utilizadores de simuladores da marca canadiana que participaram no evento, podem destacar-se por exemplo a ABB, a RTE, o CERN, e os centros de investigação Fraunhofer IWES e SINTEF, além de diversas universidades como o Karlsruhe Institute of Technology (KIT) ou o Austrian Institute of Technology (AIT).

A participação no evento permitiu conhecer empresas, tanto da indústria como de investigação e desenvolvimento, que utilizam simuladores em tempo real para poderem simular num ambiente perto da realidade diversas soluções e novos equipamentos para aplicação em redes de energia, em linha com a estratégia do R&D Nester.

De realçar ainda o interesse demonstrado nas capacidades de co-simulação que o laboratório do R&D Nester possui, podendo abordar simultâneamente a componente eléctrica e a componente de (tele)comunicações dos sistemas de energia.

Ver todas as newsletters