Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER estreita relação com IST

 

O investigador do R&D Nester Ricardo Cartaxo foi convidado, no passado mês de dezembro, pelo Instituto Superior Técnico a fazer uma palestra sobre a norma de comunicação IEC 61850 no âmbito da cadeira de Proteções e Automação em Sistemas de Energia, do curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Durante cerca de hora e meia, Ricardo Cartaxo referiu as motivações para o desenvolvimento desta norma (sendo a principal a interoperabilidade entre dispositivos de diferentes fabricantes) e as suas principais características, tendo realçado que se encontra em permanente evolução.

A IEC 61850 é utilizada de uma forma generalizada nos sistemas de proteção e automação das subestações de distribuição e transmissão de energia elétrica.

No dia seguinte, os alunos visitaram o laboratório do R&D Nester, onde tomaram conhecimento de alguns projetos aí desenvolvidos e relacionados com as matérias lecionadas na referida cadeira.

Para além disso, o investigador Nuno Amaro apresentou uma simulação no RTPSS (simulador em tempo real de redes elétricas), relativa ao projeto ‘ProtMPLS', que tem como objetivo a verificação da adequabilidade das redes de comunicação IP-MPLS como suporte para o funcionamento das proteções diferenciais de linha.

Esta atividade enquadra-se num dos objetivos do R&D Nester que é uma forte ligação à academia, dado que a troca de conhecimentos resulta benéfica para ambas as partes.

Ver todas as newsletters