Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER em diversos encontros internacionais sobre PROTECÇÃO e CONTROLO

 

O investigador do R&D NESTER Ricardo Cartaxo esteve presente na conferência internacional ‘PAC World 2016, que teve lugar em Junho e que contou com a presença de representantes da indústria, utilities e universidades.

Enhanced testing platform for the Smart Substation’ foi o tema da apresentação que descreve a plataforma de testes instalada no laboratório do R&D Nester com a finalidade de efetuar a prova de conceito do sistema desenvolvido no projeto ‘Subestação do Futuro’.

Entre os tópicos em discussão esteve a questão de, no futuro, vir a existir um desacoplamento entre o hardware e software nos equipamentos de controlo e proteção. Ou seja, de não se adquirirem relés com uma função específica (por exemplo, protecção de distância), mas sim algoritmos, que depois serão instalados em hardware genérico.

Para além da presença na PAC World 2016, Ricardo Cartaxo representou ainda o R&D Nester no encontro trimestral do Grupo de Trabalho 10 (inserido no Comité Técnico 57) da Comissão Elétrica Internacional. Este grupo de trabalho está encarregue do desenvolvimento da norma IEC 61850 (redes de comunicação e sistemas para a automação de sistemas de energia) e de outras com ela relacionadas. Nestas reuniões são discutidas as normas em produção e efetuadas propostas de novas normas ou de emendas a normas existentes, tendo sido finalizado, nesta última, o draft da norma que integrará a lógica interna dos dispositivos na IEC 61850 e aprovadas cinco propostas para a melhoria da eficiência do processo de engenharia (configuração dos dispositivos de comando e proteção). Neste ultimo Encontro, Ricardo Cartaxo participou ainda numa reunião com o grupo de trabalho da ENTSO-E AhG IEC 61850 (do qual é membro correspondente) que tem como objetivo a criação de um perfil IEC 61850 comum aos membros daquele organismo internacional, com vista a melhorar a interoperabilidade entre equipamentos, que é o principal objetivo daquela norma internacional.

Ver todas as newsletters