Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER E REN VENCEM NOVO PROJETO H2020 EM "ADVANCED METHODOLOGIES AND TOOLS"

 

Temos o prazer de informar que o R&D Nester e a REN venceram uma candidatura para um novo projeto H2020, submetido na EC Call ES-6 referente ao tópico "Research on Advanced Tools and technological development", e mais particularmente focado em "Advanced tools for the design and planning and operation of electricity grid infrastructure including distribution and transmission level (...)".

Neste novo projeto, o R&D Nester e a REN fazem parte de um consórcio com mais 11 parceiros de diversos países europeus incluindo Itália, Servia, Eslovénia, Bélgica, Noruega, Espanha e Alemanha. O consórcio é composto por diversas instituições de investigação e desenvolvimento e por três operadores de rede (3 ORT e 1 ORD).

O projeto tem o título "FlexPlan" e o seu principal objetivo é a criação de uma nova ferramenta para otimizar o planeamento de redes de transporte e distribuição, considerando a inclusão de elementos de flexibilidade como alternativa aos métodos tradicionais de planeamento de rede e tendo em consideração os impactos ambientais e pegada ecológica. O R&D Nester participa em todos os (8) Work Packages e lidera um deles, nomeadamente o "WP5 - Regional Cases and assessment of advantages", onde a ferramenta de planeamento vai ser testada em 6 casos regionais a nível Europeu. Adicionalmente, o R&D Nester irá dar uma forte contribuição no "WP4 - Pan-European scenarios at target years" sendo o parceiro responsável pela recolha e processamento dos dados necessários para a criação de cenários de rede Pan-Europeus e regionais em três diferentes horizontes temporais: 2030, 2040 e 2050. A REN terá uma contribuição importante na identificação de fontes de dados, recolha dos mesmos, com um foco principal no desenvolvimento de um dos seis casos de estudo regionais focado na Península Ibérica, além de contribuir parcialmente em outros Work Packages. 

O projeto iniciou-se em outubro de 2019, durará até setembro de 2022 (36 meses) e é financiado pelo H2020 através do "Grant Agreement" número 863819.

Ver todas as newsletters