Media

‹ VOLTAR

R&D NESTER DISCUTE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM “DEBATE AO FIM DE TARDE”

 

"Despacho de Energia Renovável: optimização da integração de energia renovável na rede elétrica" foi o tema da mais recente sessão do ciclo "Debates ao fim de tarde", promovido pela Associação Portuguesa da Energia.

Nuno Souza e Silva e Rui Pestana, respetivamente Diretor-Geral e Líder de Projeto do R&D Nester, foram os oradores da sessão subordinada que, de acordo com o Nuno Souza e Silva, "permite afirmar o nosso posicionamento como player incontornável no contexto energético nacional".

Segundo o R&D Nester, o tema da sessão é recorrente e continua a atrair bastantes especialistas. Portugal é um caso único, em que não houve necessidade de limitar a produção eólica apesar de estarmos no 2º lugar dos rankings Europeu e Mundial. Atualmente, a energia solar tem merecido a atenção do sector da energia face à expetativa de crescimento impulsionada pelos custos mais baixos de investimento unitário. As preocupações existentes estão na atual incapacidade das energias renováveis variáveis não contribuírem ativamente para os serviços de sistema.

A este respeito, Nuno Souza e Silva defende que "o R&D Nester tem vindo a desenvolver trabalho dedicado ao despacho das energias renováveis que irá abordar a capacidade da eólica e da solar em controlar parâmetros críticos da rede elétrica, como a frequência e a tensão, em 2016", concluindo que sua missão continuará a passar por "contribuir para o desenvolvimento seguro e sustentável do sistema energético nacional, para benefício dos consumidores em geral".

Ver todas as newsletters