Media

‹ VOLTAR

R&D Nester desenvolve aplicação pioneira para previsão da produção de energia solar

 

O R&D Nester, Centro de Investigação e Desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, desenvolveu uma aplicação que faz a previsão da produção de energia solar fotovoltaica. Esta nova ferramenta contribui para uma gestão mais eficaz da produção desta fonte de energia renovável. 

No âmbito do projeto "Renewable Energy Dispatch", a aplicação criada pelo R&D Nester faz a previsão num horizonte de 7 dias e é ajustável às características individuais de cada central fotovoltaica. Passa, por isso, a ser possível determinar-se com maior fiabilidade e menores custos a produção final real de energia solar, o que permitirá potenciar eventuais incrementos em termos de geração a partir de fontes renováveis.
Este modelo, pioneiro em Portugal, já está operacional em 15 centrais fotovoltaicas com base de incidência no centro e sul do país, que corresponde a cerca de 28% da potência solar instalada. O objetivo será depois alargar as previsões a todo o país.

Em breve, o sistema passará a incorporar também a temperatura ambiente, o que permitirá uma previsão ainda mais precisa. Na fase final deste projeto, até outubro deste ano, o R&D Nester conta também incorporar um outro indicador, o cloud índex, um índice de nebulosidade que será obtido através de um equipamento absolutamente inovador, uma sky camera.

Para Nuno Souza e Silva, Administrador do R&D Nester, "este é um importante contributo para iniciar um novo processo de desenvolvimento na gestão da produção fotovoltaica, de forma a criar condições que possam responder a possíveis acréscimos de geração de energia solar".

Sobre o R&D Nester:
O R&D Nester é um centro de investigação e desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China para promover e implementar a realização de investigação e desenvolvimento nas áreas de simulação de sistemas de potência, de gestão de energias renováveis, de tecnologias de redes inteligentes e de mercado da energia. Saiba mais em www.rdnester.com/ 

Ver todas as newsletters