Media

‹ VOLTAR

R&D Nester debate subestações do futuro

 

O R&D Nester, o centro de investigação e desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China, debateu o futuro das redes de energia elétrica, em particular, as subestações, numa iniciativa que decorreu no dia 22 de Maio, em Lisboa. Tornar as redes de transporte tecnologicamente mais sustentáveis foi o objetivo desta ação, que traz a Portugal alguns reputados especialistas mundiais do setor.

Sob o mote do projeto de I&D do R&D Nester "Substation of the Future", que procura antecipar o funcionamento das futuras subestações dentro do conceito das "Smart Grids", este evento contou com a participação de reputados especialistas mundiais na área de redes, tais como, Alexander Apostolov, diretor da OMICRON nos Estados Unidos, membro do CIGRÉ e uma das autoridades mundiais no estudo das Subestações do Futuro, Gregory Huón, Diretor de projeto das Subestações da ELIA, operador da rede de transporte da Bélgica e Alemanha e Xu Ming, Diretor de Ciência e Tecnologia da State Grid Corporation of China.

Em causa estará ainda a forma como as novas tecnologias podem ser incorporadas nos equipamentos das redes actuais, com implicações na robustez, qualidade de serviço, custos de aquisição, de operação e de manutenção das redes eléctricas. Será dada particular atenção aos aspectos da protecção, automação e controlo dos equipamentos e das redes. Para Nuno Souza e Silva, Diretor Geral do R&D NESTER, "este workshop proporcionou uma oportunidade ímpar de escutar e participar neste desenvolvimento fundamental que está a ocorrer nas redes de energia a nível mundial, e o R&D Nester que partilhar com a sociedade, envolvendo-a, o trabalho que está a desenvolver nesta matéria juntamente com a REN e a SGCC.".

Sobre o R&D Nester:

O R&D Nester é um centro de investigação e desenvolvimento criado pela REN e pela State Grid Corporation of China para promover e implementar projetos de I&D nas áreas de simulação de sistemas de potência, de gestão de energias renováveis, de tecnologias de redes inteligentes e de mercado de energia e economia.

Saiba mais em www.rdnester.com/

Ver todas as newsletters