Media

‹ VOLTAR

R&D Nester contribui para o desenvolvimento da energia eólica offshore flutuante, através do projeto ARCWIND, do programa Europeu INTERREG

 

O R&D Nester participou em mais uma reunião plenária do projeto ARCWIND, financiado pelo INTERREG Atlântico, e cujo principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento da tecnologia eólica offshore flutuante. A reunião, organizada pelo Instituto Superior Técnico, decorreu nos dias 11 e 12 de Outubro, em Lisboa, e contou com a presença de todos os membros do consórcio que reúne parceiros dos 5 países europeus abrangidos pela área atlântica (Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda).

O projeto ARWIND ambiciona contribuir para o desenvolvimento das tecnologias de energia eólica offshore flutuantes e conta com múltiplos parceiros especialistas nas diversas áreas abordadas, desde a avaliação do potencial do recurso até ao desenho e teste de protótipos de soluções para plataformas flutuantes passando ainda pela avaliação do potencial e viabilidade económica e monitorização dos sistemas. A principal tarefa do R&D Nester está relacionada com estudos de avaliação do impacto que a instalação desta tecnologia poderá ter nas redes elétricas, quer através do estudo da capacidade disponível na rede para absorção de novas fontes de energia, quer através do impacto que as mesmas possam ter ao nível de desempenho e necessidades de expansão da rede. Estes estudos são efetuados para as diversas áreas selecionadas como tendo maior potencial energético, nos 5 países em estudo. 

Com a participação ativa neste projeto, o R&D Nester contribui para o planeamento da introdução da energia eólica offshore flutuante. Estes estudos são de extrema importância dado que esta tecnologia deverá ser uma das soluções previstas para os próximos anos para o aumento da quota de energias renováveis nos sistemas elétricos europeus, especialmente em regiões de elevada profundidade marítima, como o Oceano Atlântico, onde a eólica offshore fixa não é uma solução viável.  

Todos os detalhes acerca deste projeto podem ser consultados em: www.arcwind.eu.

Ver todas as newsletters