Media

‹ VOLTAR

R&D Nester continua contribuição para desenvolvimento de soluções relacionadas com energia das ondas no projeto BigDataOcean

 

O R&D Nester participou naquela que deverá ser umas das últimas reuniões do consórcio do projeto europeu BigDataOcean, financiado pelo H2020. Com o projeto a terminar em junho de 2019, esta reunião teve como principais objetivos a definição da estratégia de exploração dos resultados do projeto e ainda a definição final dos serviços a serem apresentados através da plataforma, que ambiciona ser um dos maiores repositórios de dados marítimos a nível mundial. Alojando neste momento uma quantidade de dados na ordem dos 150 TB, a plataforma permite já a execução de múltiplos algoritmos relacionados com Big Data, para extrair valor destes mesmos dados, desde filtragem e processamento de dados e algoritmos de "data clustering" a diversos tipos de ferramentas para visualização dos dados existentes na plataforma. 

Neste momento, a equipa do projeto prepara-se para lançar uma versão pré-final dos serviços associados aos quatro casos de estudo incluídos no projeto, onde se inclui um caso de estudo relacionado com a avaliação do potencial de energia das ondas, cujo trabalho é liderado pelo R&D Nester. Este lançamento será feito ainda durante o mês Março, altura em que todos os casos de estudo terão versões beta disponíveis para serem testadas pelos utilizadores da plataforma.

Num trabalho que tem sido desenvolvido deste o inicio do projeto BigDataOcean com a colaboração da ENONDAS, o R&D Nester possibilitará aos utilizadores da plataforma a análise das ondas como recurso energético em diversas localizações no espaço europeu, assim como a possibilidade de verificar a adaptabilidade de diversos conversores de energia das ondas aos locais em questão. Este serviço ambiciona reduzir o tempo necessário para efetuar este tipo de estudos e assim contribuir para o desenvolvimento desta tecnologia, que apesar de estar ainda numa fase prematura, poderá ser uma fonte de energia renovável importante num futuro a médio prazo.

Todos os detalhes do projeto podem ser consultados em www.bigdataocean.eu/site/ e mais detalhes acerca da plataforma, dos serviços disponíveis e funcionalidades da mesma através do email nuno.amaro@rdnester.com


Ver todas as newsletters