Media

‹ VOLTAR

R&D Nester apresenta “Writing PACS specification towards a future-proof Digital Substation” na conferência internacional “IEC 61850 Europe 2017”

 

O R&D Nester participou na conferência internacional "IEC 61850 Europe 2017", realizada em Amesterdão, de 26 a 28 de Setembro de 2017.

O investigador Bruno Soares, do projecto ‘Smart Substation Testing and Implementation', apresentou uma proposta para uma nova metodologia de especificação funcional de Sistemas de Protecção, Comando e Controlo utilizando as capacidades que a norma internacional IEC 61850 proporciona na sua edição actual (edição 2.0) e fornecendo ideias de possíveis melhoramentos para futuras edições da mesma norma.

A abordagem apresentada permite melhorar substancialmente a forma como as funcionalidades dos sistemas secundários instalados nas subestações eléctricas são especificados. A metodologia é baseada na criação de bibliotecas de especificação, facilmente actualizáveis, cuja instanciação permite criar especificações de sistemas completos com uma redução considerável de esforço envolvido em comparação com o esforço de especificação necessário nas subestações convencionais. A metodologia tem ainda em conta a coexistência de subestações digitais (alvo da metodologia apresentada) e subestações convencionais, alterações futuras de especificação, o processo de configuração, manutenção e substituição dos sistemas. É, assim, resultado de uma visão holística e à prova do futuro do ciclo de vida dos sistemas secundários instalados nas subestações.

A metodologia pode ser também aplicada à especificação de equipamentos fora das subestações, como por exemplo, Geração Distribuída ou controladores instalados na rede eléctrica, em evolução considerável no actual contexto de digitalização do sector energético.

Esta conferência, que incluiu exposição, fórum e workshop, é dirigida a especialistas na aplicação da norma internacional IEC 61850, que tem como principal objetivo a interoperabilidade entre elementos do Sistema de Proteção, Comando e Controlo de subestações. Esta norma foi intensivamente adotada pelo projeto ‘Subestação do Futuro' cujos resultados estão a ser exaustivamente avaliados no projeto ‘Smart Substation Testing And Implementation' do R&D Nester para uso prático e implementação por operadores de rede.

Ver todas as newsletters