Media

‹ VOLTAR

R&D Nester apresenta trabalho na Conferência ICE/IEEE ITMC 2017

 

O R&D Nester participou na 23ª Conferência ICE/IEEE ITMC cujo tema central foi "Engenharia, Tecnologia e Gestão da Inovação para lá de 2020: Novos desafios e abordagens".

A conferência, cuja edição deste ano decorreu nos dias 27 a 29 de Junho na Madeira, é organizada pela Technology and Engineering Management Society to IEEE, e o R&D Nester teve a oportunidade de apresentar um artigo científico relacionado com a capacidade de receção de novas fontes de energia numa rede elétrica.

A conferência reuniu diversos experts na área de tecnologias de informação e sistemas e redes elétricas inteligentes, provenientes de diversos sectores incluindo universidades, centros de investigação, industria e autoridades nacionais e internacionais.

Decorreram três sessões plenárias onde se destacou a importância da ciber-segurança e interoperabilidade nos sistemas atuais e ainda a visão de futuro da engenharia e tecnologia apresentada por representantes de diversas entidades que participaram no evento, como por exemplo a Comissão Europeia, representada pelo Comissário Europeu para a Investigação, Carlos Moedas (participação numa sessão plenária por videoconferência).

Estiveram ainda presentes diversas personalidades como por exemplo o Presidente do Governo Regional da Madeira - Miguel Albuquerque e outros membros representantes de diversos sectores da Comissão Europeia.

O trabalho desenvolvido pelo R&D Nester, no âmbito do projeto "Simulação de Sistemas Elétricos de Energia" foi apresentado numa sessão técnica dedicada a novas tendências em sistemas de energia. Foi apresentada uma metodologia para o cálculo de capacidade de redes elétricas para receção de novas fontes de energia. A ferramenta, desenhada para suporte à decisão em estudos de planeamento de rede, permite obter soluções otimizadas para maximizar a capacidade de receção de novas fontes de energia sem colocar em causa a segurança na operação da rede elétrica.

Ver todas as newsletters