Media

‹ VOLTAR

R&D Nester apresenta projeto “Multi-attribute Energy Storage Planning” em Pequim

 

O R&D Nester apresentou, no dia 15 de Dezembro, os resultados do seu projeto "Multi-attribute Energy Storage Planning". O trabalho, que foi desenvolvido ao longo de 3 anos pelo centro de investigação e desenvolvimento da REN e da SGCC (State Grid Corporation of China), foi apresentado e discutido na sede do CEPRI (Chinese Electric Power Research Institute), em Pequim, perante um painel de especialistas do CEPRI e de diversas universidades chinesas.

O CEPRI é uma empresa que desenvolve atividade nas áreas de investigação, fabricação de equipamentos e engenharia relacionada com energia elétrica e este projeto do R&D Nester teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia Multi-cenário e Multi-atributo para o planeamento de armazenamento de energia em redes de transmissão de eletricidade.

O trabalho realizado nos últimos três anos proporcionou uma forte contribuição para a compreensão dos múltiplos papéis potenciais do armazenamento de energia no sistema elétrico, bem como as tecnologias envolvidas e suas principais características. Este projeto contribuiu também com o desenvolvimento de uma metodologia e de uma ferramenta próprias para o planeamento de armazenamento de energia, que permitem a comparação de diferentes tecnologias e soluções que podem ser utilizadas pelos Operadores de Rede ou outros atores do setor energético para o planeamento das suas infraestruturas, incluindo soluções de armazenamento de energia.

O projeto foi dividido em cinco fases (ver abaixo). No mesmo sentido, como resultado do trabalho realizado, o R&D Nester publicou ainda dois artigos, apresentados em eventos internacionais, tais como:

  • "Planning Energy Storage in Power Transmission Networks", IGESC 2014 - IEEE Green Energy and Systems Conference 2014, Nov/2014, California, USA;
  •  "Siting and Sizing Dispersed Energy Storage in Power Transmission Networks", IGESC 2015 - IEEE Green Energy and Systems Conference 2015, Nov/2015, California, USA.

Fases do projecto "Multi-attribute Energy Storage Planning":

  • Fase 1: realização de uma revisão geral sobre os projetos de armazenamento de energia em todo o mundo e um levantamento sobre os enquadramentos regulatórios e as tendências para o armazenamento de energia. Da mesma forma, estudar os fundamentos operacionais dos mercados de energia e serviços auxiliares e o potencial papel do armazenamento de energia na integração de energias renováveis em ambiente de mercado.
  • Fase 2: avaliação dos requisitos de flexibilidade do sistema, estudo das opções de desenvolvimento da rede de transmissão e construção de modelos de rede para o horizonte de 2020.
  • Fase 3: desenvolvimento de um algoritmo de otimização para a seleção dos locais mais adequados e dimensionamento das alternativas de armazenamento de energia tendo em conta o nível de requisitos de flexibilidade do sistema.
  • Fase 4: construção e simulação de cenários para o planeamento de rede admitindo alternativas convencionais e de armazenamento de energia.
  • Fase 5: realização de análises Multi-atributo e Multi-cenário. Desenvolvimento e aplicação da metodologia de apoio à decisão para a seleção das alternativas de reforço da rede incluindo armazenamento de energia, através da utilização de trade-offs e índices de risco. Como tarefa final, seguiu-se a realização de um levantamento regulatório sobre o uso de armazenamento de energia por vários atores do sistema elétrico.

Ver todas as newsletters