Media

‹ VOLTAR

R&D Nester apresenta o projeto de “Despacho de Energias Renováveis” em Pequim

 

O R&D Nester apresentou, a 15 de dezembro, os resultados do seu projeto "Despacho de Energias Renováveis". O trabalho, que foi desenvolvido, ao longo de 3 anos, pelo centro de investigação e desenvolvimento da REN e da State Grid Corporation of China (SGCC), foi apresentado e discutido na sede da CEPRI (Chinese Electric Power Research Institute), em Pequim, perante um painel de investigadores e especialistas da CEPRI e de diversas universidades chinesas.

A CEPRI é uma empresa que desenvolve atividade nas áreas de investigação, fabricação de equipamentos e engenharia relacionada com energia elétrica e este projeto do R&D Nester tem como principal objetivo implementar novas ferramentas que poderão ser usadas pelos operadores de sistema de forma a gerir altos níveis de penetração das energias renováveis, tais como, a solar e eólica, ajudando a mitigar o seu caracter variável e intermitente.

O trabalho realizado contribui fortemente para a gestão do risco inerente a altos níveis de penetração de energia renovável no sistema elétrico, fornecendo ferramentas práticas para os operadores de Rede e Sistemas.

O projeto está dividido em seis fases (ver abaixo) e alguns dos resultados obtidos já se encontram em operação. Também como resultado do trabalho realizado, o R&D Nester publicou ainda diversos artigos, apresentados em eventos internacionais, tais como:

  • "Ensemble-Based Estimation of Wind Power Forecast Uncertainty", EEM15 - 12ª Conferência Internacional do Mercado Europeu da Energia, maio/2015
  • "Improvements in wind power forecast", IO15 - XVII Congresso da APDIO, set/2015
  • "Wind power forecast uncertainty using dynamic combination of predictions", DEMSEE 2015, set/2015
  • "Wind power forecast uncertainty using dynamic combination of predictions", Periodica Polytechnica Electrical Engineering and Computer Science, 59(3), pp. 78-83, ago/2015
  • "Probabilistic dimensioning of tertiary control reserve driven by the intermittency of renewable generation in Portugal", Cigré Session 46, Paris, ago/2016.

Fase 1: melhorar a precisão da ferramenta de previsão de energia eólica, incluindo off-shore, aumentando a quantidade de energia prevista, melhorando a combinação dinâmica de previsões com dados em tempo real do SCADA, e através de métodos avançados para condições de vento extremas.

Fase 2: dimensionar a quantidade de reservas adicionais necessárias devido ao erro de previsão, com base em dados estocásticos.

Fase 3: critérios técnicos para a redução da geração renovável.

Fase 4: implementação de uma ferramenta de previsão de energia solar aproveitando a instalação de sensores de radiação solar instalados em subestações do TSO espalhadas pelo país. Uso de sky cameras para avaliar o índice de nuvens.

Fase 5 e 6: avaliar e demonstrar a capaciadade técnica da geração renovável para fornecer controlo de frequência e controlo de tensão.

Ver todas as newsletters