Media

‹ VOLTAR

R&D Nester apresenta metodologia inovadora para subestação

 

O investigador Bruno Soares, fez uma apresentação na conferência internacional "IEC 61850 Europe 2016", no passado mês de Outubro, na qual descreveu uma metodologia inovadora, desenvolvida no âmbito do projeto ‘Subestação do Futuro', e que consiste na parametrização automática da rede de comunicações da subestação, no que respeita à troca de mensagens em tempo real.

Esta abordagem permitirá uma redução substancial no tempo de configuração quer dos switches de comunicação, quer dos equipamentos que produzem o tráfego, denominados IED (Intelligent Electronic Devices), minimizando os erros de parametrização. A metodologia desenvolvida tem como principal objetivo a implementação fiável e eficiente da filtragem de tráfego na rede de comunicações localizada no interior das subestações, evitando assim situações de congestionamento.

Esta conferência, que incluiu exposição, fórum e workshop, é dirigida a especialistas na aplicação da norma internacional IEC 61850, que tem como principal objetivo a interoperabilidade entre elementos do Sistema de Comando e Proteção de subestações. Esta norma está a ser intensivamente adotada pelo projeto ‘Subestação do Futuro' do R&D Nester."

 

Ver todas as newsletters