Media

‹ VOLTAR

R&D Nester ajuda a desenvolver a norma internacional IEC 61850

 

Ricardo Cartaxo, investigador no R&D Nester e representante da REN no Grupo de Trabalho Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) 61850 da ENTSO-E, propôs o aperfeiçoamento "descrição da rede de comunicação" à IEC 61850. Esta proposta já foi aceite, após vários Comités Nacionais terem votado a favor em meados de 2017.

A descrição da rede de comunicação compreenderá a topologia, os tipos de portos e a largura de banda, entre outras características. Desta forma, os equipamentos da rede de comunicação serão totalmente integrados no sistema de proteção, automação e controle (PAC).

Esta falta de descrição por parte da linguagem de configuração de subestação (SCL) foi um dos resultados do projeto "Subestação do Futuro", realizado na R&D Nester, no qual o Ricardo foi um dos investigadores.

O Grupo de Trabalho IEC 61850 pretende melhorar o "processo de engenharia", criando um perfil comum aos TSOs membros da ENTSO-E e fazendo uma análise de lacunas face à norma IEC 61850, propondo assim novas possibilidades para a linguagem SCL.

O IEC 61850 é a norma de comunicação "estado da arte", que é utilizada por companhias elétricas no sistema de energia. Os principais objetivos do IEC 61850 consistem na promoção de elevada interoperabilidade entre sistemas de diferentes fabricantes e fornecedores; na criação de um método/formato comum para armazenamento dos dados completos, na definição de um conjunto completo de testes necessários para equipamento de acordo com a norma, na criação de uma única norma para a modelização total dos diferentes tipos de dados necessários numa subestação, e na definição de serviços essenciais necessários para transferência de dados de modo a que a comunicação seja future-proof.

A utilização concreta da SCL para especificar e configurar o sistema de proteção, automação e controle (PAC) é o chamado "processo de engenharia". A norma IEC 61850 não normaliza o processo de engenharia, ou seja, os ficheiros SCL podem ser usados de diferentes maneiras para alcançar o mesmo objetivo.

Além da comunicação em tempo real entre dispositivos do sistema PAC, a IEC 61850 também contempla a linguagem SCL, utilizada nas fases de especificação e configuração de um sistema PAC. A linguagem SCL, baseada em XML, descreve não apenas o sistema PAC, mas também a topologia da subestação e as funções associadas.

O Grupo de Trabalho IEC 61850 está em estreita cooperação com o Grupo de Trabalho 10, Comitê Técnico 57 da Comissão Eletrotécnica Internacional, responsável pela edição da IEC 61850, para que os resultados possam ser implementados em futuras edições da norma.

Inicialmente confinada a subestações, a norma IEC 61850 também já é aplicada entre subestações e entre subestações e centros de despacho.

Ver todas as newsletters