Media

‹ VOLTAR

R&D Nester adere a Joint Program da European Energy Research Alliance

 

O Centro de Investigação em Energia R&D Nester foi aceite como novo membro do Joint Program Smart Cities da European Energy Research Alliance (EERA).

A European Energy Research Alliance (EERA) resulta de um esforço conjunto dos principais institutos de investigação europeus que assumiram o desafio de acelerar o desenvolvimento dessas novas tecnologias energéticas para pavimentar o caminho para uma baixa emissão de carbono na Europa. O foco principal é a racionalização e coordenação das actividades de investigação nacionais e europeias e a partilha de recursos, a fim de maximizar as sinergias e otimizar os recursos e infra-estruturas de investigação de energia pan-europeia.

O principal objectivo deste programa é desenvolver novos métodos científicos e ferramentas para apoiar as cidades europeias na sua transformação em cidades inteligentes. Este objectivo será alcançado através do uso extensivo de tecnologias de baixo carbono e gestão de energia inteligente com base num design inovador e operação de todo o sistema de energia urbana - da geração à distribuição e consumo. Os resultados obtidos servirão de base para libertar todo o potencial de eficiência energética e de integração em grande escala das energias renováveis em áreas urbanas. Isto levará a uma redução significativa das emissões de demanda de energia e gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, criar um ambiente habitável para os residentes.

Para Nuno Souza e Silva significa "uma iniciativa muito importante para o R&D Nester no que respeita ao alargamento da rede nacional e europeia de networking nesta área das redes inteligentes. A ERANET abarca um importante núcleo de associados e o R&D Nester vê com grande interesse poder aliar-se como "Associate Participant" ao JP on Smart Cities que incluirá um conjunto de actividades que permitirá não só ao R&D Nester se dar a conhecer junto de outros importantes stakeholders nesta área como analisar oportunidades de participação conjunta em programas presentes ou futuros de financiamento europeu nesta área".

Os programas conjuntos EERA constituem estratégias, colaborações permanentes entre as principais organizações de investigação e institutos para formar um centro de excelência virtual. São projetados para lidar com os temas-chave do futuro energético da Europa e atualmente envolvem perto de 3.000 pesquisadores de mais de 150 centros de pesquisa e universidades públicas

Ver todas as newsletters