Media

‹ VOLTAR

Investigador do R&D Nester Vence Prémio ABB / ISEL 2015

 

O investigador do R&D NESTER, João Esteves, foi o vencedor do prémio ABB (Asea Brown Boveri) / ISEL de 2015, graças à classificação de 20 valores sua dissertação de Mestrado, intitulada “Otimização estocástica para a Exploração de Centrais de Concentração Solar considerando Incerteza e Risco”.

O premio ABB / ISEL 2015 é atribuído, anualmente, ao diplomado que tenha obtido a classificação mais elevada (nunca inferior a 16 valores) no Trabalho Final de Mestrado desenvolvido sob os temas de energias renováveis (incluindo smart-grids, automação industrial, controlo automático, robótica, domótica, acionamentos/variação de velocidade e transformadores de potência.

A dissertação final de mestrado de João Esteves aborda o problema de planeamento de curto prazo em sistemas de aproveitamento de energia solar realizado através de centrais de concentração solar térmica (CCST), propondo uma nova metodologia de otimização estocástica baseada em programação linear inteira mista considerando a gestão de risco. O objetivo é maximizar o lucro esperado inerente à exploração deste tipo de centrais que atuam em ambiente de mercado. Aborda também a utilidade de sistemas de armazenamento de energia para aumentar a eficiência destas centrais e foi desenvolvido e aplicado um algoritmo de redução de cenários não só para mitigar a redundância de cenários, mas também para melhorar o desempenho computacional da metodologia proposta.

Ver todas as newsletters