Media

‹ VOLTAR

Investigação do R&D Nester entre as melhores do 7th Solar Integration Workshop

 

O R&D Nester apresentou o artigo "Forecasting PV/CPV at National Level - Portugal Experience" no sétimo Solar Integration Workshop, tendo-se destacado como um dos seis melhores artigos apresentados no workshop que se realizou em Berlim, em outubro do ano passado.

Nuno Souza e Silva, diretor do R&D Nester, acredita que a investigação feita no âmbito deste artigo poderá vir a ser uma "melhoria da previsão da quantidade de energia solar que a rede elétrica deverá ser capaz de acomodar", uma vez que "permite que o operador de rede consiga gerir a rede com menores riscos, de uma forma mais eficiente e permitindo uma maior penetração de fontes renováveis e endógenas".

João Esteves, do R&D Nester e um dos autores do artigo, partilha da mesma opinião, referindo que "com o crescente aumento da potência instalada de centrais solares, a previsão solar revela-se uma ferramenta de grande importância para o operador do sistema na medida em que visa mitigar a incerteza e variabilidade do seu comportamento". O investigador salienta ainda que acredita que "as metodologias desenvolvidas contribuem para a integração sustentável de mais energia solar na rede elétrica".

O artigo será publicado pelo The Institution of Engineering and Technology (IET), que conta com 165,000 membros de 150 países, no seu Special Issue "IET Renewable Power Generation". Esta publicação é, segundo Nuno Souza e Silva, uma "referência reforçada ao trabalho e aos seus autores" e que o reconhecimento "mostra que o trabalho que se está a desenvolver está em linha com os interesses e necessidades dos atores do sistema energético internacional". João Esteves salienta ainda o orgulho com que a equipa recebeu a distinção, e explica que esta "representa todo um esforço realizado nesta área e um incentivo para continuar a desenvolver trabalho e procurar novos caminhos para que possamos contribuir para a construção de um futuro mais sustentável".

O artigo em destaque, disponível no website do workshop, é também significativo para o R&D Nester e todos os envolventes pois contribui para "o reforço da visibilidade e reputação internacional do R&D Nester e, consequentemente, da parceria entre a REN e a SGCC/CEPRI", afirma Nuno Souza e Silva. Na opinião de João Esteves, "este prémio vem reforçar a posição do R&D Nester como centro de investigação de excelência e permite que este trabalho possa chegar a um maior número de pessoas", salientando que o "R&D Nester tem vindo a apostar na investigação e desenvolvimento na área da energia solar, foi pioneiro no que diz respeito à previsão da produção solar nacional (em 2015), bem como na aquisição e instalação da primeira ‘sky camera' em território nacional".

Pode consultar a edição de 2015 do Special Issue "IET Renewable Power Generation" neste link.

Ver todas as newsletters