Media

‹ VOLTAR

DELEGAÇÃO CEPRI VISITA R&D NESTER

 

Vários representantes do China Electric Power Research Institute (CEPRI) reuniram, no dia 18 de novembro, no Centro R&D Nester, em Sacavém. A delegação liderada pelo Vice-Presidente do CEPRI, Liangzhong Yao, incluiu representantes dos Departamentos de Renováveis e de Energia e Sistemas de Automação daquele Instituto.

O propósito da visita, esclareceu o Administrador Delegado do R&D Nester, Nuno Souza e Silva, foi "uma oportunidade para discutirmos com o CEPRI, a situação dos trabalhos sobre os Projetos 1 e 3".

Sobre o primeiro - Despacho de Energia Renovável, Rui Pestana acompanhado por Luis Rosa e Zheng Wang, como investigadores do projeto, abordaram as tarefas e resultados relacionados com o Projeto tendo ainda sido discutido na reunião o número de pessoas necessárias para alocação ao projeto relacionado com as ferramentas de gestão de energias renováveis.

Ao nível do projeto 3 - Armazenamento de Energia, conta o responsável máximo do NESTER, foi alcançado um acordo sobre as tarefas a realizar para o projeto "Planeamento Multi-atributo de Armazenamento de Energia". Este foi identificado pela REN e pelo CEPRI como um dos projetos embrião dentro do R&D Nester. Com esse objetivo, "o líder do Projeto, Miguel Moreira da Silva, e a colíder Jilei Ye, têm vindo a trabalhar nos últimos meses sobre os objetivos, metodologia, resultados e planeamento de recursos desse projeto de armazenamento de energia", acrescenta. O armazenamento de energia é visto como uma possível estratégia para lidar com a maior variabilidade e intermitência do abastecimento, bem como o congestionamento da rede e inversão do fluxo de potência.

Este encontro proporcionou "decisões robustas sobre os projetos, incluindo a alocação de recursos e de budget, o que garantir o cumprimento de metas e objetivos num futuro próximo", concluiu Nuno Souza e Silva.

Ver todas as newsletters