Áreas e Projetos

‹ VOLTAR

Projeto 3 - Energy storage planning

A transição para um sistema energético descarbonizado está em andamento, através do aumento das fontes de energia renováveis. No entanto, este novo paradigma de energia traz consigo uma série de desafios exigentes para os operadores do sistema de energia, como resultado da crescente integração de fontes de energia renováveis com produção variável, bem como o surgimento do conceito de smart grid. O Armazenamento de Energia é visto como uma estratégia incontornável para lidar com a maior variabilidade e intermitência da produção, fornecendo serviços ao sistema.

O principal objetivo deste projeto é desenvolver uma Metodologia de Planeamento Energético Multi-Atributo vocacionada para o armazenamento de energia em redes de transporte. Esta metodologia tem como objetivo identificar as alternativas preferenciais de planeamento de rede, incluindo o armazenamento de energia na perspetiva dos TSO's. Aliadas a esta metodologia pretendem-se desenvolver ferramentas de análise de redes e mercados que permitam simular diversos cenários e otimizar as soluções de planeamento, oferecendo uma base sólida à sua fundamentação.

Neste momento finalizou-se com êxito a primeira etapa do projeto, com a entrega do primeiro relatório. Este tem como objetivo preencher algumas lacunas existentes na literatura atual no âmbito do planeamento de armazenamento de energia, assim como sugerir algumas adaptações à legislação atual por forma a permitir integrar de uma forma mais ampla o armazenamento nos mercados de energia, possibilitando assim a identificação de novas oportunidades de negócio, nomeadamente para os TSO's. Efetuou-se também uma caracterização da rede de transporte portuguesa e abordou-se o caso particular Português e a sua integração no MIBEL, assim como as visões previstas no plano de desenvolvimento da rede nacional de transporte em termos das suas infraestruturas e das metas definidas, de modo a delinear o potencial existente no âmbito do armazenamento de energia.

Ver todas as newsletters