Áreas e Projetos

‹ VOLTAR

PROJECT 8 – SMART SUBSTATION TESTING AND IMPLEMENTATION

Os desenvolvimentos e realizações em curso nos sistemas de proteção, automação e controlo (PAC) para redes de transporte de energia elétrica, nomeadamente em soluções baseadas na norma internacional IEC 61850, proporcionam novas oportunidades para implementações reais e para uma investigação mais aprofundada nesta área.

Inspirado nos resultados do projeto "Subestação do Futuro", onde foi desenvolvida e testada uma especificação para uma nova geração de sistemas PAC, o projeto SMART SUBSTATION TESTING AND IMPLEMENTATION visa desenvolver ainda mais as funcionalidades e alargar a bateria de testes para Sistemas PAC. Ao realizar a correspondente prova de conceito no laboratório, para fins de demonstração adicional, a possibilidade da execução de uma implementação real numa rede de transporte deverá ser avaliada.

A especificação técnica e os correspondentes protocolos de teste, já desenvolvidos, serão, então, customizados para a instalação real, considerando suas as características específicas e os requisitos do TSO. Um conjunto de KPI será definido para as funções implementadas, o que permitirá avaliar o seu desempenho, bem como o do sistema PAC global.

Com este projeto, os TSO serão encorajados a ganhar confiança nas novas soluções proporcionadas pelas novas normas e tecnologias, contribuindo assim para um sistema de energia elétrica mais eficiente e fiável.

Ver todas as newsletters