Sobre nós

‹ VOLTAR

NUNO SOUZA E SILVA

Nuno Souza e Silva é membro da Administração e Diretor Geral do R&D Nester desde 2013.

Antes de ingressar no R&D Nester, foi Country Manager em Portugal para a DNV KEMA Energy Consulting, uma empresa de consultoria de energia multinacional. Também assumiu funções de engenharia e funções de gestão sénior em empresas de telecomunicações e relacionadas com energia e no Ministério da Economia.

É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, em Portugal, possui um Mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade, um MBA pela Universidade Nova de Lisboa e um Mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa.

YANG WEI

Yang Wei é Director Geral Adjunto do R&D Nester desde Janeiro de 2017.

Iniciou funções no China Electric Power Research Institute (CEPRI) em Março de 1995, ocupando a posição de Diretor no Laboratório de Testes de Automação de Potência desde Abril de 2012.

No período de Dezembro de 2013 a Dezembro de 2014, Yang Wei participou no Projecto ‘Substation of the Future' do R&D Nester, trabalhando enquanto Co-Líder em Portugal neste período de 1 ano.

Possui Bacharelato em Ciências da Computação e Aplicação e ainda Mestrado em Automação de Sistemas Elétricos, ambos pela Northeast China Electric Power University.

HONG SHEN

Hong Shen foi Director Geral Adjunto do R&D Nester desde Maio de 2013 até Dezembro de 2016.

Antes de ingressar no R&D Nester, foi docente no China North East Institute of Electric Power (NEIEP) na área de sistemas de energia de controlo de automação e pesquisa de novas tecnologias, antes de se juntar ao China Electric Power Research Institute (CEPRI) em 2003.

No CEPRI, trabalhou na divisão de planeamento da rede elétrica e no Departamento de Serviços de Consultoria. Possui Bacharelato e Mestrado em Engenharia Elétrica pela NEIEP e um Doutoramento em Engenharia Elétrica pela CEPRI.

Isabel Alvite

Isabel Alvite é Gestora de I&D e Inovação do R&D Nester desde Julho de 2013.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na REN desde Janeiro de 1990, na área de planeamento dos sistemas de energia, em relação a modelos de simulação de geração de eletricidade. Nos últimos anos, centrou a sua actividade na área de gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

É Licenciada em Matemática Aplicada/Informática pela Universidade Portucalense (UPT), e possui uma Pós-Graduação em Gestão da Informação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Francisco Reis

Francisco Reis é Engenheiro-Chefe e líder de Projecto do R&D Nester desde 2013.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na REN desde 1996 na Divisão de Planeamento onde realizou vários estudos em áreas como estudos de trânsito de energia, simulação probabilística de sistemas de energia, desenvolvimento de modelos para uma ferramenta de simulação probabilística e cronológica, etc. Mais recentemente colaborou na ENTSO-E realizando estudos sobre a modelização de rede pan-europeia e na elaboração de códigos europeus de ligação à rede de geradores e consumidores.

É Licenciado, Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior Técnico. Tem por principais áreas de interesse: o planeamento do sistema de energia e métodos de optimização.

Rui Pestana

Rui Pestana colabora com um projecto do R&D Nester relacionado com Ferramentas de Despacho, no sentido de assegurar os benefícios para a rede eléctrica portuguesa e suas partes interessadas.

É colaborador da REN desde Abril de 1989; é Diretor Assistente do Departamento de Sistemas e Desenvolvimento desde 1995, e também é Docente convidado no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, com um título de especialista em Energia.

É Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico e possui um Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação (Energia) do Instituto Superior Técnico.

João Afonso

João Afonso colabora com um projecto do R&D Nester relacionado com a Subestação do Futuro, a fim de visa definir e demonstrar um novo conceito de sistemas secundários de subestação que podem ser adotadas pelas concessionárias de redes de transporte, através de uma investigação que resultará numa plataforma de testes em tempo real, para futuras subestações de geração smart +.

É colaborador da REN desde 1996, assumindo a função de Chefe de Planeamento e Divisão de Engenharia.

É Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico, possui um Mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores (Energia) pelo Instituto Superior Técnico e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão pela Universidade Nova de Lisboa.

Miguel Moreira da Silva

Miguel Moreira da Silva é Gestor de Activos na REN e Líder de Projeto do R&D Nester desde 2013, servindo também como membro do Conselho Directivo na ENERGYIN.

Miguel colabora com um projecto do R&D Nester relacionado com Modelos de mercado eléctrico e armazenamento, no sentido de assegurar os benefícios para a rede eléctrica portuguesa e suas partes interessadas.

É colaborador da REN desde maio de 2012, em primeiro lugar como Gestor de I&D e Inovação com a responsabilidade de estabelecer uma parceria tecnológica com a State Grid Corporation of China, para a criação de um Centro de R&D conjunto. Também trabalhou na Itron, na Iskraemeco, na EDF Nouvelles Energia, no INESC e no Ministério da Agricultura e do Ambiente.

É Licenciado em Engenharia Electrotécnica (pré-Bolonha), possui um Mestrado Executivo em Sistemas Sustentáveis de Energia, um Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, pelo MIT Portugal (Universidade do Porto, FEUP), e está actualmente a realizar uma Pós-graduação em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa.

Zutao Xiang

Zutao Xiang é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Março de 2015.

 

Antes de ingressar no R&D Nester, Zutao Xiang trabalhou na Yupont Electric Power Corporation, como engenheiro de software e gestor de projecto de sistema de facturação da rede de energia até 2004. Depois de Julho de 2005, Zutao Xiang trabalhou na China Electric Power Research Institute (CEPRI) no Departamento de Sistemas de Potência.

Possuiu um Bacharelato e Doutoramento em Engenharia Electrotécnica pela Tsinghua University.

Qu Linan

Qu Linan é Investigadora de Projeto do R&D Nester desde Novembro de 2015.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na China Electric Power Research Institute (CEPRI) na Divisão de Planeamento e Simulação de Redes de Integração de Energia Renovável, no Departamento de Energia Renovável.

Possui um Bacharelato em Engenharia Elétrica pela Universidade de Tecnologia de Hebei e um Mestrado em de Máquinas e Aparelhos Eléctricos pelo Instituto de Tecnologia de Harbin.

Nuno Pinho da Silva

Nuno Pinho da Silva é Investigador no R&D Nester desde Setembro de 2014.

Antes de ingressar no R&D Nester, o Nuno foi responsável pelas atividades de ID&I em Investigação Operacional na Albatroz Engenharia. O Nuno foi membro integrado do Larsys e investigador visitante no centro GVU do GaTech. Serviu como investigador principal no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e como docente no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (ISEL) e na Escola Superior de Ciências Económicas do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE - IPS).

Nuno Pinho da Silva é Licenciado, Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, com especialização em Sistemas, Decisão e Controlo. É Mestre em Análise de Dados aplicada à Gestão pelo INDEG-IUL ISCTE Executive Education, tendo recebido o prémio de melhor participante. É formado em Regulação do Sector Elétrico com distinção de excelência pela Escola de Regulação de Florença do Instituto Universitário Europeu. O Nuno foi distinguido pela Ordem dos Engenheiros no curso de Ética e Deontologia Profissional. É membro efectivo da Ordem dos Engenheiros com (o mais elevado) grau de qualificação E3.

Ricardo Cartaxo

Ricardo Cartaxo é Investigador de Projeto do R&D Nester desde 2013.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na REN desde 2000 em diversos projetos, como Engenheiro no Departamento de Sistemas de Comando e Controlo de Subestações, e anteriormente na EFACEC durante 11 anos.

É Licenciado e possui um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico

Fan Chen

Fan Chen é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Dezembro de 2014.

Antes de ingressar no R&D Nester, Fan Chen trabalhou na SGEPRI / NARI - Centro de I&D até 2009 e na NARI Technology Development Co. Ltd., até Fevereiro de 2012. Em Março de 2012 começou a trabalhar na CEPRI, até Dezembro 2014 assumindo também o papel de Supervisor de Tecnologia na seção de pesquisa de automação de subestações de energia, Departamento de Automação. Focado na investigação sobre a aplicação da IEC61850, subestação inteligente e automação de controlo do sistema de energia.

Possui um Mestrado em Energia Eléctrica e Sistema de Automação pela Southwest Jiaotong University

Ricardo Pastor

Ricardo Pastor é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Abril de 2014.

Antes de ingressar no R&D Nester, Ricardo trabalhou na Força Aérea Portuguesa desde 2007.

O Ricardo possui Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Politécnico de Lisboa (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa) com uma dissertação na área do planeamento de redes e operação de renováveis em redes de transmissão de energia, possuindo uma especialização na área de Energia.

Entre as suas áreas de interesse destacam-se a simulação e análise de redes e o desenvolvimento e aplicação de métodos de optimização.

Rui Alves

Rui Alves é Investigador de Projecto do R&D Nester desde Novembro de 2014.

Antes de ingressar no R&D Nester, Rui trabalhou na EFACEC onde desempenhou actividades de Desenvolvimento de Negócio no âmbito de Sistemas de Electrónica de Potência aplicados a Energias Renováveis.

Possui um Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com especialização em Energia, Redes Eléctricas.

As suas principais áreas de interesse incluem energias renováveis, análise de redes eléctricas de energia e produção e transporte de energia sustentáveis.

BRUNO SOARES

Bruno Soares é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Setembro de 2015.

Antes de ingressar no R&D Nester, Bruno trabalhou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde foi Professor Assistente na cadeira de LSDI (Laboratório de Sistemas Digitais) até Janeiro de 2015.

Possui um Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com especialização em Energia.

NUNO AMARO

Nuno Amaro é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Setembro de 2015.

Antes de ingressar no R&D Nester, Nuno trabalhou na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde foi Investigador e Professor Assistente em diferentes cursos no Departamento de Engenharia Eléctrica até 2015.

Possui um Doutoramento (e Mestrado) em Engenharia Electrotécnica e de Computadores - ramo Energia - da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. As suas principais áreas de interesse cobrem tópicos como a simulação e análise de redes de energia, integração de fontes de energia renovável e produção e transporte de energia sustentáveis.

Zhao Liang

Zhao Liang é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Março de 2015.

Antes de ingressar no R&D Nester, Zhao Liang trabalhou na State Grid Electrical Power Research Institute (SGEPRI), no Departamento de Geração de Energia Limpa até 2012. Após 2012, assumiu funções no Departamento de Energia Renovável. Focado na modelagem e integração na rede de tecnologia de pesquisa do sistema de energia renovável.

Possui um Mestrado em Engenharia Térmica e um Doutoramento em Tecnologia da Informação em Energia pela Southeast University.

Cristina Amaro

Cristina Amaro é Assistente do Director Geral e apoia a equipa do R&D Nester desde Dezembro de 2015.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou durante 19 anos nas Indústrias de retalho, consultoria, banca e telecomunicações (Henkel Ibérica, KPMG, Brandia Central, Banco Privado Atlântico Europa e Timwe), assumindo funções associadas à gestão de escritório e de secretariado executivo.

WAN LEI

Wan Lei é Investigador de Projecto do R&D Nester desde Novembro de 2015.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na State Grid Electrical Power Research Institute (SGEPRI) no Departamento de Simulação de Sistemas de Potência e Secção de Pesquisa de Modelagem, com foco em electromecânica e transiente electromagnético e respectiva pesquisa híbrida e de transmissão de modelagem em corrente contínua de alta tensão.

Possui Bacharelato em Engenharia Elétrica pela Tsinghua University.

Jiang Dajun

Jiang Dajun é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Janeiro de 2016.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na State Grid Electrical Power Research Institute (SGEPRI), no Departamento de Planeamento e Simulação Tecnológica de Pesquisa de nova Energia.

Possuiu um Mestrado e Bacharelato em Engenharia pela SGEPRI e pela Nanjing University of Aeronautics and Astronautics.

JOÃO ESTEVES

João Esteves é Investigador de Projecto do R&D Nester desde Janeiro de 2016.

Possui um Mestrado Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e ainda um Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

XIA CHAO

Xia Chao é Investigador de Projecto do R&D Nester desde Janeiro de 2016.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na State Grid Electrical Power Research Institute (SGEPRI), no Departamento de Pesquisa e Testes de Controlo de Gerador e Engenharia de Rede de Energia.

YU RUOYING

Yu Ruoying é Investigadora de Projecto do R&D Nester desde Abril de 2016.

Antes de ingressar no R&D Nester, Yu Ruoying trabalhou na State Grid Electrical Power Research Institute (SGEPRI) no departamento de Energias Renováveis com foco na tecnologia de planeamento e integração na rede de pesquisa do sistema de energia renovável.

Possuiu um Mestrado em Automação de Sistemas de Energia Eléctrica pela South East University e pela North China Electric Power University, e Bacharelato em Engenharia Eléctrica pela South China University of Technology.

MIN ZHAO

Min Zhao é Investigador do R&D Nester desde Junho de 2016.

Antes de ingressar o R&D Nester, Xia Chao trabalhou na State Grid Electrical Power Research Institute (SGEPRI) como Responsável pelo Programa de Desenvolvimento do Programa de Simulação de Transitórios Electromecânicos.

Possui um Mestrado em Automação de Engenharia Eléctrica pela China Electric Power Research Institute (CEPRI) e ainda um Bacharelato em Engenharia Eléctrica pela China Agricultural University.

Huang Shubang

Huang Shubang é Investigador de Projeto do R&D Nester desde Janeiro de 2016.

Antes de ingressar no R&D Nester, trabalhou na State Grid Electrical Power Research Institute (SGEPRI), Subestação de Pesquisas Tecnológicas de Energia, Departamento de Automação de Potência.

Possui um Mestrado e Bacharelato em Engenharia Elétrica pela Southeast University e pela Universidade de Hohai University.

Ver todas as newsletters