Página Inicial

‹ VOLTAR

ComunicadosVer todos os comunicados 

 

‘Open day’ do projeto Prot.MPLS

O projeto Prot.MPLS, desenvolvido numa parceria entre a REN e o R&D Nester, pretendeu aferir da possibilidade de utilização da rede de comunicações IP/MPLS da REN para as funções de proteção diferencial de linha e de teleproteção.

Neste projeto, a rede SDH (synchronous digital hierarchy), a solução utilizada hoje em dia para este efeito, foi tida como base de avaliação para aferir os resultados obtidos com a rede IP/MPLS, tendo sido efetuada uma comparação ente estes dois cenários. O projeto contou com uma equipa multidisciplinar com elementos da Direção de Exploração (ELEX), da Direção de Consultoria e Gestão de Projetos de IT (PRGP) e do R&D Nester.

A necessidade da realização deste estudo deve-se ao facto de a tecnologia SDH estar a entrar em fase de obsolescência, com os fabricantes a focarem os seus esforços em redes baseadas em tecnologia IP.
No entanto, este último tipo de redes não tem caracter determinístico, ou seja, o tempo de transmissão da informação não é conhecido à partida, o que poderia por em causa o correto funcionamento das referidas funções de proteção.
Os resultados dos ensaios, executados no laboratório do R&D Nester e utilizando a infraestrutura de comunicações da REN, vieram, porém, provar que a REN poderá, de futuro, migrar os serviços relativos às funções de proteção da rede SDH para a rede IP/MPLS, sem quaisquer problemas de funcionamento.

Para divulgar este projeto e as principais conclusões a que a equipa chegou, decorreu, no laboratório do R&D Nester, uma sessão, denominada ‘Open day', e liderada por João Caseiro, destinada a colegas que, estando funcionalmente próximos deste tema, não tinham ainda conhecimento do trabalho desenvolvido.

Para além da equipa de projeto, estiveram presentes elementos das referidas Direções, que tiveram também a oportunidade de assistir a alguns dos ensaios realizados durante o projeto.

Para mais informações sobre o projeto, contactar p.f. João Caseiro, da PRGP, ou Ricardo Cartaxo do R&D Nester.

Arquivo

Todos122
 
Ver todas as newsletters